Hábitos alimentares saudáveis são aliados para uma vida melhor
Os hábitos alimentares saudáveis são fortes aliados na obtenção de maior qualidade de vida, pois contribuem para fortalecer o sistema imunológico e evitar o desenvolvimento de doenças no organismo. Na Rede Municipal de Saúde de Maceió, a adoção de práticas alimentares saudáveis é estimulada diariamente nas unidades de saúde da cidade.
Taisa Lira, nutricionista da SMS lotada no II Distrito Sanitário de Saúde de Maceió, destaca que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados tem resultado em um crescimento vertiginoso no índice de pessoas acometidas por doenças crônicas. Essa é uma das questões mais combatidas pelos nutricionistas no município.
“Hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras doenças, têm sido cada vez mais comuns na população. Isso está relacionado ao baixo consumo de alimentos in natura e à grande presença de alimentos processados na rotina das pessoas. Esse tipo de alimentação contém um alto teor de açúcar, sal e gorduras, além de outros elementos prejudiciais à saúde”, enfatiza a profissional.
De acordo com uma pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, em 2019, a população brasileira contava com 55,7% de pessoas com sobrepeso e 19,8% com obesidade.
“O incentivo à presença de alimentos saudáveis na mesa dos maceioenses tem sido nosso foco principal para diminuir esses índices e o de outras doenças que também estão em crescimento na população brasileira. É importante que todos compreendam que frutas, verduras, legumes, tubérculos e outros alimentos naturais devem ser a base da alimentação do ser humano. Somente assim é possível viver com maior qualidade de vida e bem-estar”, conclui Taisa.
Hábitos que mudam vidas
Iara Vieira é uma usuária atendida na Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins, e conta com alegria como os hábitos saudáveis mudaram sua vida.
“Há um ano, procurei acompanhamento nutricional no Ib Gatto e posso dizer que essa foi a melhor decisão que tomei na minha vida. Foi mudando meus hábitos que consegui acabar com minhas tonturas, melhorar minha disposição para viver e, o melhor de tudo, me livrar de um transplante de fígado, pois já estava na lista de espera para o procedimento”, revela a usuária.
A nutricionista responsável pelo acompanhamento de Iara, Carla Marinho, destaca a alimentação saudável como primordial para quem deseja que o organismo funcione em sua máxima capacidade.
“O alimento pode ser um vilão ou um impulsionador para o nosso corpo. Ele é responsável por fornecer o combustível que precisamos para desenvolver nossas atividades diárias. Ao consumirmos alimentos saudáveis, ajudamos nosso organismo a funcionar em sua melhor versão e evitamos o surgimento de muitas doenças, até mesmo daquelas às quais já estávamos predispostos”, explica a nutricionista.
Atendimento nutricional na capital
O atendimento nutricional em Maceió acontece em diversas unidades de saúde, como Centros de Atenção Psicossocial, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Saúde do Trabalhador, Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, eMultis e Centro Especializado em Reabilitação – CER III.
O acesso ao serviço é realizado por meio de agendamento no Sistema Regulador do município nas Unidades de Saúde de Maceió.
Dia do Nutricionista
O Dia do Nutricionista é comemorado nesta quinta-feira (31) e reforça a importância desse profissional na promoção da saúde e prevenção de doenças.
Para celebrar a data, o programa de Alimentação e Nutrição da SMS preparou uma manhã de relaxamento e diversão dedicada aos profissionais da rede municipal de Saúde. O evento contou com palestras sobre saúde mental no trabalho e imagem pessoal, além de meditação, coffee break e entrega de brindes.
“Um momento dedicado à valorização e ao cuidado daqueles que cuidam tão bem de nossa população. Além disso, é um dia de pausa para recarregar as energias, fortalecer laços e devolver nossos nutricionistas renovados para seguir na missão de assistência à população de Maceió”, destaca a técnica da Alimentação e Nutrição, Laís Pontes.
Fotos: Ascom SMS