O Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES) está com inscrições abertas para novos alunos surdos e com deficiências. As turmas são para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O ensino é gratuito e feito através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Língua Portuguesa e as aulas acontecem na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, nº 66, no bairro da Jatiúca.
Com aulas nos horários manhã e tarde, as vagas para o EJAI e AEE são limitadas. Para se inscrever no EJAI, o candidato deve ser maior de 15 anos e apresentar a documentação listada abaixo.
De acordo com o setor de Educação do IRES, a EJAI é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da educação básica do país. De acordo com a coordenadora do setor de Educação do IRES, Dirlene Rodrigues, essa modalidade é destinada à jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada.
“A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) para a comunidade surda tem o papel da construção curricular para a formação dos sujeitos dessa modalidade de ensino. Além disso, fornece subsídios para que se afirmem como pessoas ativas, críticas e democráticas”, descreveu a coordenadora do setor, Dirlene Rodrigues.
Sobre as modalidades
Para as turmas da EJAI, são aceitos alunos surdos ou com outras deficiências com idade acima de 15 anos, independente de possuir ou não histórico escolar. Se o aluno já estudou ou estuda, é necessário estar munido de uma declaração da unidade que frequentou ou frequenta. Para o EJAI, as aulas acontecem de segunda à sexta, com os seguintes horários: manhã – das 8h às 12h; tarde- das 13h às 17h.
Já para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), o IRES recebe alunos surdos ou com outras deficiências a partir dos 3 anos de idade até os 14 anos. O atendimento, assim com as aulas do EJAI, está disponível para os horários da manhã e tarde. No entanto, ocorrem duas vezes por semana. Para o AEE, é imprescindível que o aluno esteja matriculado em uma unidade de Ensino da Rede Municipal de Maceió.
Documentação
No ato da matrícula será necessária cópia dos seguintes documentos:
-RG (aluno e responsável)
-CPF (aluno e responsável)
-Comprovante de residência atualizado
-Declaração da Escola (AEE)
-Relatório da Escola (AEE)
-Cartão do SUS;
-Cartão de atendimento da AAPPE
– Atestado médico ou laudo médico
-Número do NIS;
– 1 foto 3×4