A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, nesta quarta-feira (30), mais uma etapa do projeto Somos Gênios Socioemocional, na Escola Municipal Neide de Freitas França, situada no bairro Ipioca. A iniciativa tem como objetivo desenvolver as competências emocionais e sociais dos estudantes, tanto dentro quanto fora da escola, a fim de estimular a cognição e contribuir para o ensino em sala de aula.
Durante o evento, os alunos dos 4° e 5° anos participaram de uma atividade lúdica, que contou com apresentações culturais, como danças e jogos, com o intuito de estimular a aprendizagem, além de promover a identificação de emoções e representações de personagens decoloniais. A atividade foi conduzida pelo coordenador pedagógico da escola, Bruno Duarte.
A equipe técnica da Coordenação de Educação Socioemocional realizou a entrega dos livros do projeto aos professores, estudantes e pais presentes. Além disso, outros funcionários da Semed desenvolveram uma dinâmica com os alunos, apresentando os principais pontos do projeto e as principais habilidades socioemocionais, como o autocontrole e a empatia.
A diretora da escola, Alessandra de Almeida, comemorou o sucesso do evento: “Hoje foi um dia maravilhoso, porque estavam presentes os pais, os alunos participaram muito, cooperaram, receberam os kits, teve apresentação, muita alegria, só temos a comemorar essa evolução. No geral, acredito que isso tudo vai contribuir positivamente”.
As alunas Erica Ferreira e Ruth Bento, ambas de 11 anos e estudantes do 4° e 5° anos, respectivamente, também demonstraram entusiasmo com o projeto. Ruth destacou as danças realizadas por Bruno e expressou seu desejo de que o projeto tenha continuidade. Já Erica ressaltou o aprendizado sobre o autocontrole e elogiou as brincadeiras promovidas por Bruno. Ambas enalteceram a escola e manifestaram sua satisfação com a iniciativa.
Além do projeto Somos Gênios Socioemocional, outras iniciativas da rede pública municipal de ensino foram inauguradas na escola, como o Um por todos e todos por um e o Conquista Maceió.
A coordenadora de Educação Socioemocional da Semed, Cristiane Rocha, ressaltou que a ação é executada como projetos integradores, incentivando também a interdisciplinaridade. Ela explicou que todos os estudantes recebem livros com atividades lúdicas relacionadas às habilidades cognitivas e que as escolas estão realizando o projeto em suas salas de aula.
Além disso, os pais dos estudantes também terão a oportunidade de participar de um curso ministrado por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais da Semed, com quatro encontros durante o ano. Segundo Cristiane, as habilidades emocionais também interferem no desempenho escolar dos alunos, e é fundamental proporcionar bem-estar para que a cognição e o aprendizado sejam afetados positivamente.
O projeto Somos Gênios Socioemocional visa inserir atividades e dinâmicas que trabalham as competências e habilidades emocionais dos estudantes, tanto para auxiliá-los no processo de ensino-aprendizagem quanto na convivência social em sala de aula e em casa, junto às suas famílias. O evento contou com a participação dos estudantes, professores e pais de alunos, reforçando a importância da parceria entre escola e família na educação das crianças.