No último dia 31 de agosto, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu uma formação continuada voltada para vice-diretores de escolas e creches municipais. O encontro, que aconteceu no auditório Paulo Freire, teve como objetivo discutir a qualidade do trabalho dos diretores escolares, as habilidades e competências de um líder, além de novas perspectivas para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal de ensino.
Essa formação faz parte de um ciclo de formações que aconteceu ao longo da semana, dentro do programa Alfabetiza Maceió, que busca fortalecer a alfabetização de estudantes dos anos iniciais, do 1º ao 5º ano. O programa realiza ações formativas direcionadas para professores, coordenadores pedagógicos e diretores de unidades escolares.
De acordo com a coordenadora do programa em Maceió, Izabel Melo, a finalidade dessas ações vai além de buscar melhorias para o processo de ensino de todos os estudantes. Ela ressalta que também há um foco na melhoria do desempenho dos alunos e das escolas em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Ações como essa são muito importantes para a criação de estratégias e caminhos que possam melhorar o ensino-aprendizagem das crianças. Entendemos que todos os profissionais envolvidos devem estar comprometidos nesse processo, principalmente na alfabetização dos alunos na idade certa”, destacou Izabel.
Além disso, Juliane Medeiros, diretora de formação continuada dos profissionais da Semed, ressaltou que todas as discussões realizadas durante a formação estão alinhadas às rotinas pedagógicas dos profissionais da rede pública municipal de ensino. Ela também mencionou que, em parceria com o programa Educar pra Valer, da Associação Bem Comum, foram realizadas formações para diretores de escolas.
“Nós recebemos gestores das 86 escolas dos anos iniciais na Casa da Indústria, com oito horas de duração. Durante essas formações, as reflexões giraram em torno de pontos relacionados à boa liderança, boa gestão, como estar à frente da escola, as habilidades, competências e como garantir a aprendizagem dos estudantes. São pontos importantes para que os diretores escolares possam administrar a escola e obter bons resultados em sala de aula”, enfatizou Juliane.
A formação contou ainda com a participação dos vice-diretores de escolas e creches municipais, que puderam trocar experiências e adquirir novos conhecimentos para aprimorar sua atuação como líderes educacionais. Com isso, espera-se que haja um impacto positivo no ensino e na aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal de ensino de Maceió.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas importantes para a melhoria da educação, como a importância da boa liderança, a gestão eficiente das escolas, as habilidades e competências necessárias para ser um bom diretor, entre outros. A formação proporcionou um ambiente propício para a reflexão e o debate sobre essas questões, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos participantes.
No final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas com os facilitadores. A troca de informações e o networking entre os profissionais são fundamentais para o aprimoramento do trabalho nas escolas e creches municipais.
Por meio dessas formações continuadas, a Secretaria de Educação de Maceió busca promover uma educação de qualidade, com profissionais capacitados e engajados em oferecer o melhor ensino para os estudantes da rede pública municipal. Acredita-se que investir na formação dos diretores escolares é essencial para o sucesso do sistema educacional como um todo.
Portanto, essa formação promovida pela Semed representa um passo importante na busca pela excelência educacional em Maceió. Com a participação ativa dos diretores escolares, espera-se que haja uma melhoria significativa no desempenho dos alunos e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade, e investir na qualificação dos profissionais da área é fundamental para o avanço do ensino público municipal.