O encerramento da campanha Agosto Dourado, que fortalece a luta pelo incentivo à amamentação, ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), no programa Saúde da Gente, que está localizado no Benedito Bentes. O evento contou com solenidades comemorativas, intensificações nas orientações acerca da importância do leite materno, além da prestação serviços à saúde da mulher.
A iniciativa anual é da Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança de Maceió, ao mobilizar e informar a população feminina sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno. Além de compartilhar os benefícios do alimento considerado padrão ouro, a campanha orienta sobre a necessidade das redes de apoio, como doar e onde encontrar atendimentos especializados.
Segundo Marglene Oliveira, coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, as ações contribuíram para o esclarecimento de muitas mulheres sobre a amamentação e despertaram maior sensibilidade para doação de leite.
“O Agosto Dourado proporcionou uma conscientização sobre a amamentação e a doação de leite materno, um ponto importante para os cuidados das mulheres puérperas, que possuem dificuldade de amamentar seus filhos. Dessa forma, cuidamos da saúde das crianças e das mulheres e promovemos solidariedade”, destaca a coordenadora.
O encerramento da campanha Agosto Dourado foi marcado pela parceria dos Programas Estratégicos da Saúde do Adoscente, da Mulher, Gerência do 4º Distrito Sanitário e o apoio da Equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (e-Mult). Na ocasião, o Pastoril Infantojuvenil Menino Deus, da Escola Municipal Professora Hevia Valeria Maia Amorim, do Village Campestre I, realizou uma apresentação cultural.
O evento contou com a distribuição de lanches e sorteios de brindes para as crianças que estavam acompanhando suas mães.
Demonstração para manejo e retirada de leite materno foram realizadas com acessórios, a fim de orientar mulheres sobre a retirada e a importância dos cuidados para evitar complicações na mama em relação a acumulo de leite, que podem ocasionar mastites e abscessos, dificultando a saúde da mãe e o acesso ao alimento para a criança. Além disso, o público feminino contou com educador físico que realizou alongamento e aquecimento corporal, a fim de conscientizar sobre a necessidade da atividade física e seus benefícios.
Além da atração musical e orientações acerca do manejo, benefícios da amamentação, foram intensificados os atendimentos no Saúde da Gente, com disponibilização de ventosaterapia e todos os procedimentos clínicos já realizados pelo programa.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde