No último final de semana, o esporte alagoano se destacou em diversas competições nacionais, novamente colocando o estado em evidência no cenário esportivo nacional. Isso foi possível graças ao suporte do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), que promoveu a Portaria Caminhos do Esporte. Esta iniciativa visa oferecer assistência logística aos atletas e delegações, garantindo passagens aéreas e terrestres, além de hospedagem, para que possam representar Alagoas em eventos em todo o país e até no exterior.
A participação dos atletas alagoanos foi marcada por resultados impressionantes, que se traduziram em mais de 40 medalhas conquistadas em competições realizadas em estados como São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Olinda. Um dos grandes destaques foi a atuação da Federação Alagoana de Karatê Interestilos, que participou do 33º Troféu Brasil de Karatê Interestilos em São Paulo. Com uma delegação de 15 atletas, Alagoas trouxe para casa 13 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e sete de bronze.
No âmbito do karatê tradicional, a Delegação da Federação Alagoana de Karatê (FAK) também teve um desempenho notável na classificatória do Campeonato Brasileiro, ocorrida em Caruaru, Pernambuco, onde os 15 atletas que representaram o estado conquistaram 18 medalhas: sete de ouro, duas de prata e nove de bronze, evidenciando a força dessa modalidade em Alagoas.
Além disso, o wrestling também se destacou, com atletas alagoanos participando do Campeonato Brasileiro Sênior e do Circuito Norte-Nordeste, realizado em Sergipe. Com o suporte da Selaj, a delegação conquistou um total de nove medalhas, incluindo duas de ouro, quatro de prata e três de bronze. O presidente da Federação Alagoana de Lutas Associadas, Éder Paiva, reafirmou a importância desse apoio para o crescimento e conquista de resultados positivos na modalidade.
Os paratletas alagoanos também brilharam na Maratona de Olinda, com Givaldo Augusto conquistando a medalha de ouro e Carlos Antônio, a de prata. Lydia Pollyana, secretária do Esporte, Lazer e Juventude, ressaltou a relevância da Portaria Caminhos do Esporte para fortalecer as modalidades e incentivar atletas, reafirmando o compromisso do Governo de Alagoas em apoiar o desenvolvimento do esporte no estado e fomentar novas oportunidades para os esportistas alagoanos.
Com informações e fotos da Selaj/AL












