O encerramento do VII Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro marcou um importante passo para o fortalecimento das comissões de atletas das confederações olímpicas do país. Realizado no Centro de Convenções do Hotel Hilton, no Rio de Janeiro, o evento foi promovido pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) e contou com cerca de 60 representantes de diversas modalidades. A programação incluiu enriquecedores debates, oficinas práticas e a construção coletiva de soluções para o esporte nacional, com o foco em temas como antidopagem, lei de incentivo ao esporte, esporte seguro e saúde mental.
O encontro, que ocorreu neste sábado, 16, teve como norte a prática das comissões de atletas, oferecendo atividades interativas que proporcionaram um rico intercâmbio de experiências. Além de aproximar os debates da realidade cotidiana enfrentada pelas comissões, o evento visou proporcionar novas perspectivas e conhecimentos aos participantes. Ronald Pereira, da Comissão Nacional dos Atletas de Vôlei de Praia, destacou a importância do fórum para a atualização de conhecimentos e a propagação de informações essenciais para o fortalecimento do movimento olímpico.
A programação incluiu uma sessão de perguntas e respostas sobre os temas abordados anteriormente e a apresentação de insights a partir da pesquisa de maturidade realizada pela CACOB. Workshops detalhados sobre antidopagem, liderados por autoridades da área, ofereceram debates e estudos de caso que muniram os participantes de ferramentas práticas. No turno da tarde, foi promovido um painel sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, elucidando suas possibilidades para projetos esportivos, com a valiosa contribuição de Rafael Silva, vice-presidente da CACOB, entre outros especialistas.
Uma discussão crucial sobre esporte seguro e saúde mental dos atletas também foi destaque, com contribuições de Mariany Nonaka e Aline Wolff, do COB. Os participantes foram incentivados a atuar de forma proativa na implementação de políticas de acolhimento e suporte emocional nas suas organizações, trazendo à tona o papel fundamental que o apoio psicológico desempenha na vida dos atletas, especialmente na transição de carreira.
O Fórum, que se iniciou na sexta-feira com a presença inspiradora de Hortência Marcari, proporcionou atividades dinâmicas que promoveram conhecimento e integração entre os representantes das diversas comissões. A troca de experiências e a busca coletiva de soluções foram fundamentais para atingir o objetivo do evento, conforme destacado por Rafael “Baby” Silva. Ele ressaltou o sucesso da edição e a importância de abordar questões críticas enfrentadas pelas comissões no dia a dia.
Encerrando o evento, Yane Marques, vice-presidente do COB e ex-presidente da CACOB, reforçou a abertura do COB para o diálogo com os atletas, enfatizando a importância do aprendizado mútuo e da maturidade atingida pela CACOB como elementos chave para a evolução do Movimento Olímpico nacional.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Comissão de Atletas do Brasil conclui o VII Fórum da CACOB no Rio, reforçando a atuação e o engajamento das comissões olímpicas. O evento contou com debates sobre antidopagem, esporte seguro e saúde mental, além de workshops interativos. Foto: Divulgação CACOB.











