Nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizará suas eleições gerais para definir os novos líderes da entidade para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028. A votação acontecerá no Centro de Treinamento do COB, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com início às 9h30. Todo o processo eleitoral inclui a escolha do Presidente, Vice-presidente e oito novos membros do Conselho de Administração.
Duas chapas concorrem aos principais cargos da entidade: Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior encabeçam uma chapa, enquanto Marco Antônio La Porta e Yane Marques lideram a outra. Ambos os conjuntos de candidatos passaram por rigorosas verificações documentais e de integridade antes de terem suas candidaturas oficializadas, garantindo a transparência do processo eleitoral.
A Assembleia Geral do COB é composta por 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno afiliadas, além dos dois representantes brasileiros no Comitê Olímpico Internacional (COI), Andrew Parsons e Bernard Rajzman, e 19 membros da Comissão de Atletas. A votação não se limitará apenas aos cargos de Presidente e Vice-presidente, mas também renovará sete membros do Conselho de Administração que representarão as Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) filiadas aos programas olímpicos de Verão e Inverno. Haverá ainda a eleição de um membro independente para o mesmo Conselho, com mandatos válidos até dezembro de 2028.
O Conselho de Administração é a instância responsável pela definição da estratégia e implementação de boas práticas de governança dentro do COB. Sua composição inclui, além do membro independente, o Presidente do COB, os representantes brasileiros no COI, os presidentes e o vice-presidente da Comissão de Atletas, e sete representantes das ENADs filiadas ao COB.
Esta eleição é crucial para a definição dos rumos da entidade nos próximos quatro anos. Concorrendo aos sete assentos reservados aos presidentes das ENADs estão os seguintes candidatos: Ernesto Teixeira Pitanga (Triathlon), Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol), Flavio Cabral Neves (Wrestling), Flavio Padaratz (Surf), João Luiz Araújo da Cruz (Tiro com Arco), Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo), José Roberto Santini Campos (Badminton), Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve), Magali Moreira de Souza Oliveira (Remo), Patric Machado Tebaldi (Dança Desportiva), Radamés Lattari Filho (Voleibol) e Rafael Girotto (Canoagem).
Para a posição de Membro Independente do Conselho de Administração, que é destinada a candidatos sem vínculos econômicos ou jurídicos com entidades do Sistema Nacional do Desporto nos últimos dois anos, estão inscritos Daniela Rodriguez de Castro, Ricardo Leyser Gonçalves e Willian Miotto Nadir.
As eleições do COB representam um marco importante para o futuro do esporte olímpico brasileiro, pois definirão não apenas a liderança da entidade, mas também a composição do Conselho responsável por suas diretrizes estratégicas e governança. O processo, que ocorrerá no ambiente de excelência do Centro de Treinamento da entidade, reflete a seriedade e a transparência com que o COB conduz suas atividades institucionais.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: COBCOB realiza eleições gerais nesta quinta-feira, dia 3 Assembleia Geral da entidade escolherá Presidente e Vice para o ciclo LA 2028, além de novos representantes do Conselho de Administração
TagsEleiçõesInstitucionalNavegue por tópicosO Comitê Olímpico do Brasil (COB) realiza nesta quinta-feira, dia 3, eleições para Presidente, Vice-presidente, além de oito integrantes do Conselho de Administração. A eleição será realizada no Centro de Treinamento do COB, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a partir das 9h30.Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior; e Marco Antônio La Porta e Yane Marques formam as duas chapas inscritas para os cargos principais da entidade para o mandato que terá início em janeiro de 2025 até dezembro de 2028.Todos os candidatos passaram por duas checagens para terem a candidatura oficializada, uma documental e outra de integridade.Atualmente, a Assembleia Geral do COB é composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.Além dos cargos de Presidente e Vice-presidente, serão escolhidos sete membros do Conselho de Administração representantes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) filiadas integrantes dos programas olímpicos de Verão e de Inverno e um membro independente do Conselho de Administração pelos próximos quatro anos.Conselho de AdministraçãoO Conselho de Administração é o responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança dentro do COB. É composto, além do membro independente, pelo presidente do COB; pelos membros brasileiros do COI; pelos presidentes e pelo vice-presidente da Comissão de Atletas; e por sete presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto filiadas ao COB.Os presidentes de ENADs que concorrem aos sete assentos no Conselho de Administração são:- Ernesto Teixeira Pitanga (Triathlon)- Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol)- Flavio Cabral Neves (Wrestling)- Flavio Padaratz (Surf)- João Luiz Araújo da Cruz (Tiro com Arco)- Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo)- José Roberto Santini Campos (Badminton)- Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)- Magali Moreira de Souza Oliveira (Remo)- Patric Machado Tebaldi (Dança Desportiva)- Radamés Lattari Filho (Voleibol)- Rafael Girotto (Canoagem)O Membro Independente do Conselho de Administração é aquele que não mantém ou manteve nos últimos dois anos qualquer vínculo econômico ou jurídico com entidades do Sistema Nacional do Desporto, bem como seus parentes, afins ou consanguíneos, até o segundo grau.Os candidatos inscritos para essa vaga são:-Daniela Rodriguez de Castro- Ricardo Leyser Gonçalves- Willian Miotto NadirTagsEleiçõesInstitucional