Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizados de 26 de julho a 11 de agosto, o Time Brasil destacou-se ao conquistar o maior número de novos seguidores nas redes sociais em comparação com outros Comitês Olímpicos Nacionais. De acordo com um estudo conduzido pela Association of National Olympic Committees (Anoc), o Time Brasil ampliou sua base de seguidores em 2,5 milhões durante essa competição, marcando um incremento impressionante de 42%. Esse aumento expressivo colocou o Brasil à frente de grandes nações do esporte, como Estados Unidos, que obteve 2,1 milhões de novos seguidores, seguidos por Reino Unido com 634,5 mil, México com 398,6 mil e França com 363,5 mil. Esses números impressionantes cobriram plataformas amplamente populares como Instagram, Facebook, TikTok, X (anteriormente conhecido como Twitter) e YouTube.
O levantamento também revelou um crescimento total de 8,9 milhões de novos perfis em todas as plataformas dos comitês nacionais filiados, o que representou uma ampliação notável de 117% em relação ao cenário observado durante Tóquio 2021. Foram mais de 56 mil publicações elaboradas por esses comitês, gerando um engajamento colossal de 303 milhões em todas as plataformas, evidenciando o poder das redes sociais na promoção do esporte olímpico.
A liderança do Time Brasil nesse cenário não é fruto do acaso, como salientou Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ele ressaltou que o principal objetivo da organização é promover e valorizar o esporte olímpico brasileiro, procurando sempre aproximar a população dos atletas por meio de conteúdos de qualidade. “Nosso principal objetivo é promover e valorizar o esporte olímpico brasileiro. Poder alcançar tantas pessoas, tornando-se o Comitê Olímpico Nacional que mais ganhou novos seguidores, só demonstra o comprometimento do COB”, comentou Wanderley. Durante o período dos Jogos, os canais do Time Brasil no Instagram, TikTok, Facebook e X foram responsáveis por mais de 4 mil postagens. Além disso, os números divulgados pelo COB mostram uma impressionante marca de mais de 100 milhões de visualizações de vídeos e mais de 1 bilhão de impressões, ou seja, o número de vezes em que os conteúdos foram exibidos nas plataformas.
Em particular, o desempenho no Instagram foi notável, com o alcance estendendo-se a 76 milhões de usuários e um salto de 178% na quantidade de seguidores durante o evento, totalizando mais de 3 milhões, o que fez do Time Brasil o comitê mais seguido globalmente. Paulo Conde, diretor de comunicação do COB, destacou o aumento do interesse público pelo Time Brasil, afirmando que a produção e disseminação de conteúdo têm sido estrategicamente intensificadas para assegurar que o interesse pelo esporte olímpico seja contínuo e constante, não se restringindo apenas aos períodos dos Jogos Olímpicos. “Queremos que nossos atletas e modalidades possam ser vistos todos os anos, sete dias por semana, não somente durante os Jogos Olímpicos”, explicou Conde. O sucesso digital do Time Brasil ilustra o papel significativo das redes sociais no fortalecimento do engajamento com o esporte olímpico, ao mesmo tempo em que expande o alcance e influência do Comitê Olímpico Brasileiro.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: COBLevantamento da Anoc: Time Brasil foi o Comitê Olímpico Nacional que mais conquistou seguidores durante os Jogos de Paris 2024Foram, ao todo, 2,5 milhões de novos perfis conquistados nas principais plataformas durante a realização da competição, um aumento de 42% Foto: Rafael Bello/COBNavegue por tópicosO Brasil tornou-se o grande campeão em angariar perfis para as principais redes sociais durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizados entre 26 de julho e 11 de agosto. Pelo menos é isso o que garante um recente levantamento divulgado pela Association of National Olympic Committees (Anoc, em português Associação dos Comités Olímpicos Nacionais). Segundo o estudo, o Time Brasil foi quem mais conseguiu crescer durante a realização do evento, conquistando 2,5 milhões novos perfis, um aumento de 42%.Estados Unidos (2,1 milhões), Grã Bretanha (634,5 mil), México (398,6 mil) e França (363, 5 mil) vêm logo na sequência. O levantamento levou em consideração as plataformas Instagram, Facebook, TikTok, X (Twitter) e YouTube.Ao todo, houve um crescimento de 8,9 milhões nas plataformas dos comitês filiados, um aumento de 117% em relação a Tóquio 2021. Foram, na soma geral, pouco mais de 56 mil publicações que tiveram um engajamento de 303 milhões em todas as plataformas.“Nosso principal objetivo é promover e valorizar o esporte olímpico brasileiro. Poder alcançar tantas pessoas, tornando-se o Comitê Olímpico Nacional que mais ganhou novos seguidores, só demonstra o comprometimento do COB em aproximar os brasileiros do dia a dia dos nossos atletas, por meio da produção e transmissão de conteúdos de qualidade”, afirma Paulo Wanderley, presidente do COB.Os perfis do Time Brasil no Instagram, TikTok, Facebook e X publicaram mais de 4 mil posts durante o período de competições. Além disso, segundo o COB, foram mais de 100 milhões de visualizações nos vídeos publicados e mais de 1 bilhão de impressões, isto é, o número de vezes em que os conteúdos foram exibidos.Somente no Instagram, o Time Brasil registrou um alcance de 76 milhões de usuários, além de um crescimento de 178% em seguidores durante os Jogos, chegando a mais de 3 milhões de pessoas e alcançando a marca de ser o comitê mais seguido do mundo.“Vivemos um momento em que existe um aumento de interesse do público em relação ao Time Brasil e, ao mesmo tempo, temos produzido e transmitido cada vez mais conteúdo para que essas pessoas continuem acompanhando o esporte olímpico. Queremos que nossos atletas e modalidades possam ser vistos todos os anos, sete dias por semana, não somente durante os Jogos Olímpicos. Essa é a cultura que queremos implantar em nossas plataformas de comunicação“, avalia Paulo Conde, diretor de comunicação do COB.