logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sucesso no Brasileiro de Remo Costal prepara Brasil para Mundial no Rio em 2025, diz CBR.

COMPARTILHE

O encerramento da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Remo Costal, realizado no último domingo na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, marca um significativo passo para o remo brasileiro. Esta competição introduziu ao público a nova modalidade olímpica do remo costal, que promete protagonizar grandes emoções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. Com os olhos já voltados para o futuro, o Brasil se prepara para a realização do Campeonato Mundial de Remo Costal, agendado para acontecer na icônica Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, de 23 a 26 de outubro de 2025. Este será o primeiro evento internacional da modalidade após sua inclusão no programa olímpico, um marco para o esporte no país.

Magali Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Remo, destacou o sucesso do evento, que contou com ampla participação dos clubes e uma atmosfera de cooperação entre os competidores. “Foi nosso primeiro campeonato nacional de remo costal e o resultado foi fantástico. Vimos o envolvimento dos clubes, a confraternização de todos, um ajudando o outro. Isso é muito importante para o nosso esporte. O espetáculo como um todo foi fantástico”, declarou. Magali também ressaltou as expectativas para o Campeonato Mundial do próximo ano, que servirá de teste e aprendizado para as futuras competições globais. “Trazer esse evento para o Brasil, o primeiro campeonato mundial depois do anúncio do remo costal nos Jogos Olímpicos, é um grande feito”, completou.

A perspectiva de um Campeonato Mundial em território nacional oferece aos atletas brasileiros uma oportunidade ímpar de confrontar rivais internacionais em busca do aprimoramento técnico e da consolidação de uma equipe competitiva para os Jogos de Los Angeles. Em território californiano, os remadores disputarão três provas: individual masculino e feminino, além do inédito double skiff misto — uma novidade que promete aumentar o apelo popular do esporte. Enquanto o sistema de qualificação ainda está em elaboração, sabe-se que o Mundial de 2027 será um importante torneio classificatório, juntamente com as seletivas continentais.

No cenário nacional, o Campeonato Brasileiro consagrou Kissya Cataldo, do Botafogo, como campeã no feminino, e David Farias de Souza, do Flamengo, no masculino. Além disso, David celebrou mais uma conquista ao lado de sua noiva Isabelle Falck, vencendo a categoria double misto. “Missão cumprida. Esse era o objetivo desde o início do ano quando saiu o calendário. Meu foco era esse brasileiro e conseguimos concluir com duas medalhas de ouro”, celebrou David, destacando a importância da experiência internacional futura. Isabelle e David simbolizam a esperança e o potencial do remo costal brasileiro no cenário internacional. Com a chegada do Campeonato Mundial, o Brasil vislumbra não apenas o crescimento do esporte, mas também a chance de escrever mais um capítulo de sucesso no livro das conquistas olímpicas nacionais.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Isabelle Falck e David Farias celebram medalha de ouro no Brasileiro de Remo Costal, um importante passo rumo ao Mundial de 2025 no Rio. Foto: Daniel Varsano/COB 📸

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade