A seleção brasileira masculina de handebol alcançou um feito histórico ao se classificar para as quartas de final do Campeonato Mundial. Esta é a primeira vez que o Brasil garante sua posição entre as oito melhores seleções do planeta nessa competição. Com um desempenho notável, o time está determinado a avançar ainda mais. Durante a campanha, o Brasil conquistou vitórias importantes, incluindo triunfos marcantes sobre a Noruega, que jogava em casa, e a Suécia, derrotada na sexta-feira, por 27 a 24. Ambos esses resultados representam as primeiras vitórias brasileiras contra essas fortes seleções europeias. Além disso, a equipe superou o Chile e os Estados Unidos, sofrendo apenas uma derrota contra Portugal.
Mesmo antes do término da segunda fase do torneio, a seleção já garantiu sua vaga nas quartas de final, independentemente do resultado do confronto contra a Espanha, que já está eliminada. A Espanha, é importante lembrar, conquistou a medalha de bronze na última edição dos Jogos Olímpicos. O próximo desafio para o Brasil é descobrir quem será seu adversário nas quartas de final, que será um time do Grupo 1. Caso o Brasil confirme a segunda colocação em sua chave, é provável que enfrente a poderosa Dinamarca, outra equipe escandinava, como a Noruega e a Suécia, que já foram superadas pela equipe brasileira.
No front do rugby, o time feminino brasileiro, conhecido como as Yaras, está competindo na terceira etapa do Circuito Mundial de Rugby 7 em Perth, Austrália. As Yaras enfrentaram alguns desafios, com derrotas nas duas primeiras partidas contra Nova Zelândia (50 a 7) e Japão (19 a 12). Agora, elas se preparam para o confronto decisivo contra a Irlanda, uma adversária que já derrotaram sete vezes na história do circuito. A competição continua com as equipes sendo divididas entre aquelas que avançam para as quartas de final e as que disputam a nona colocação.
A temporada 2025 da canoagem slalom tem início neste fim de semana com a Seletiva Nacional no Rio de Janeiro, que vai definir os participantes brasileiros para o Campeonato Pan-Americano em março. Destaques foram as irmãs Omira Estácia e Ana Sátila, que registraram os melhores tempos em suas categorias. Mathieu Desnos destacou-se com o melhor tempo no K1.
No surfe, a janela para a primeira etapa da WSL de 2025 abre na segunda-feira em Pipeline, Havaí. Infelizmente, o Brasil não contará com Gabriel Medina devido a uma grave lesão sofrida em treino. Mesmo assim, o país será representado por outros 10 surfistas na competição masculina. No feminino, Luana Silva conquistou a última vaga após ser coroada campeã mundial júnior e competirá ao lado de Tatiana Weston-Webb, outra representante brasileira de destaque.
Por fim, o Brasil participa do Campeonato Pan-Americano de skeleton em Lake Placid, Estados Unidos. Nicole Silveira compete entre as favoritas no feminino, enquanto Eduardo Strapasson disputa no masculino. Além disso, os brasileiros também participam da Copa América de Bobsled, onde já alcançaram um quarto lugar em uma das provas.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Seleção brasileira de handebol faz história ao chegar às quartas de final do Mundial, após vencer Noruega e Suécia. Próximo desafio é contra a super potência Dinamarca. Foto: STIAN LYSBERG SOLUM/ Getty Images. #TimeBrasil #Handebol