logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Rio de Janeiro/Niterói e Assunção disputam candidatura aos Jogos Pan-americanos de 2031; decisão em 2025.

COMPARTILHE

No último sábado, a Panam Sports confirmou o recebimento da documentação necessária por parte do Rio de Janeiro/Niterói no que se refere às suas intenções de sediar os Jogos Pan-americanos de 2031. As duas cidades brasileiras estão em competição direta com Assunção, capital do Paraguai, para hospedar esse grandioso evento multiesportivo. A decisão de nomear Rio de Janeiro e Niterói como as representantes brasileiras ocorreu após a aprovação durante a Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizada na última quarta-feira. Nessa reunião, os membros do comitê avaliaram minuciosamente o projeto apresentado e decidiram apostar na candidatura conjunta das duas cidades cariocas.

As cidades postulantes não perderam tempo e apresentaram documentos que incluíam cartas com garantias, todas assinadas pelos respectivos presidentes, governadores e prefeitos, além dos Comitês Olímpicos Nacionais. Esse tipo de documentação é fundamental para evidenciar o compromisso e a capacidade das cidades em organizar um evento de tamanha magnitude. Personalidades influentes, como Yane Marques, Vice-presidente do COB, Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, Marco La Porta, Presidente do COB, e Eduardo Paes, prefeito do Rio, participaram da assembleia determinante, onde Rio e Niterói foram confirmadas como a escolha do Brasil para a disputa do Pan de 2031.

A partir de agora, conforme o cronograma definido pela Panam Sports, as cidades postulantes devem cumprir até 30 de abril uma série de exigências adicionais para serem reconhecidas oficialmente como candidatas. Nesse prazo, é imperativo que elas enviem um detalhado Dossiê de Candidatura. Este documento deve contemplar minuciosamente os projetos esportivos e de infraestrutura, além de apresentar um orçamento claro para o Comitê Organizador, incluindo as fontes de financiamento. Caso as cidades não cumpram com essas exigências, serão automaticamente desqualificadas.

Em maio, a Panam Sports formalizará quais cidades se tornaram candidatas oficiais. Além disso, será formado um Comitê Avaliador especialmente dedicado a analisar todos os aspectos de cada candidatura. Este comitê também terá a responsabilidade de visitar e monitorar as cidades candidatas para assegurar que todas as promessas feitas nos dossiês estejam sendo cumpridas.

A forma de eleição da cidade que sediará o Pan de 2031 ainda será estabelecida pelo Comitê Executivo da Panam Sports e deverá ser comunicada em breve. A expectativa é que a decisão final sobre a sede dos Jogos Pan-americanos de 2031 ocorra durante a Assembleia Geral da Panam Sports, já marcada para 2025, ainda sem local e data especificamente definidos. A disputa promete ser acirrada, e todas as cidades envolvidas têm a difícil missão de provar que são as melhores candidatas para esse evento.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Rio de Janeiro/Niterói e Assunção são candidatas aos Jogos Pan-americanos de 2031! As cidades enviaram suas documentações e têm até 30 de abril para atender aos requisitos exigidos pela Panam Sports. Foto: André Durão/COB.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade