O processo para preencher a vaga em aberto na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), conhecido como CACOB, avançou mais uma etapa nesta sexta-feira, 22 de novembro. O Comitê de Integridade, que faz parte do Conselho de Ética do COB, aprovou as candidaturas de quatro ex-atletas femininas que servirão no colegiado durante o ciclo Olímpico de Los Angeles 2028. Este cargo é reservado exclusivamente para mulheres que participaram de edições dos Jogos Olímpicos anteriores ao Rio 2016. A decisão de realizar esta eleição suplementar veio após o pleito de agosto de 2024, que falhou em atingir a equidade de gênero estipulada no Regulamento Eleitoral da Comissão, tornando necessária a adição de mais uma mulher entre os 25 membros da CACOB.
A eleição será conduzida eletronicamente e ocorrerá do dia 25 ao dia 29 de novembro. O sistema de votação será acessível a partir das 9h da segunda-feira e permanecerá aberto até as 18h da sexta-feira seguinte. As atletas cujas candidaturas foram aceitas pelo Comitê de Integridade são Joana Amorim Cortez dos Santos, que representou o Brasil no tênis durante os Jogos de Sydney 2000; Luisa Parente Ribeiro Rodrigues de Carvalho, ginasta que competiu nas Olimpíadas de Seul 1988 e Barcelona 1992; Valeska dos Santos Menezes, jogadora de vôlei que participou dos Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008; e Virna Cristine Dias Piovezan, também do vôlei, que participou nas edições de Atlanta 1996 e Sydney 2000. A candidatura de Rosângela Cristina Oliveira Santos, que atuou no atletismo durante o Rio 2016, foi rejeitada, pois não atende ao critério temporal estabelecido.
Quem poderá votar são os atletas que participaram das Olimpíadas de Verão no Rio 2016, em Tóquio 2020, e em Paris 2024, além daqueles das Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang 2018 e em Pequim 2022. No dia 18 de novembro, e-mails com senhas foram enviados aos que têm direito de voto, garantindo sua participação no processo democrático. Caso surjam dúvidas ou ocorram problemas com o acesso, há a possibilidade de entrar em contato com o suporte dedicado via e-mail eleicoes.cacob@cob.org.br. O desfecho da eleição e o anúncio da nova representante feminina serão divulgados em 2 de dezembro de 2024, marcando o encerramento deste importante processo que visa fortalecer a representatividade dentro do Comitê.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: O Comitê de Integridade do COB aprovou quatro candidaturas femininas para a Comissão de Atletas, com eleição online marcada para 25 a 29 de novembro. As candidatas, ex-participantes dos Jogos Olímpicos antes de 2016, são: Joana Cortez, Luisa Parente, Valeska Menezes e Virna Piovezan. Foto: COB/Divulgação.