Neste ano, o Prêmio Brasil Olímpico promete ser ainda mais especial, introduzindo pela primeira vez a premiação de Atleta da Torcida em duas categorias distintas: feminina e masculina. Pela primeira vez, os fãs terão a oportunidade de votar em seus atletas preferidos em cada categoria, trazendo uma nova dimensão de interatividade e emoção para a cerimônia. A votação, que se iniciou nesta terça-feira, 2 de dezembro, seguirá até a noite de 11 de dezembro, data da cerimônia de gala do esporte olímpico brasileiro, realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Os interessados podem acessar o site do Comitê Olímpico do Brasil para registrar seus votos.
Na categoria feminina, a disputa está entre Gabriela Guimarães do vôlei, o conjunto de ginástica rítmica composto por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha, e Flávia Saraiva da ginástica artística. Gabriela, conhecida como Gabi, destacou-se como capitã da seleção feminina de vôlei, levando o Brasil ao bronze no Mundial de 2025 na Tailândia e acumulando vitórias no Conegliano, na Itália. Já o conjunto de ginástica rítmica emocionou com uma apresentação ao som de “Evidências”, conquistando a prata no Mundial do Rio de Janeiro. Flávia Saraiva brilhou com ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística na Hungria, reafirmando seu domínio na trave.
Na categoria masculina, os finalistas são João Fonseca no tênis, Hugo Calderano no tênis de mesa e Alison dos Santos, conhecido como Piu, no atletismo. João Fonseca fez história ao se tornar o vencedor mais jovem de um torneio ATP no Brasil, elevando seu status com vitórias no ATP 250 de Buenos Aires e ATP 500 de Basileia. Hugo Calderano alcançou uma façanha inédita ao conquistar a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, colocando um atleta brasileiro no topo do ranking mundial da modalidade. Alison Piu reafirmou seu talento ao conquistar pratas nas etapas de Eugene e Estocolmo da Diamond League, além de impressionar no Mundial de Atletismo de Tóquio.
Além do Atleta da Torcida, o Prêmio Brasil Olímpico, criado em 1999, homenageará os atletas que se destacaram ao longo do ano em diferentes categorias, incluindo Atleta do Ano e Treinador do Ano. A cerimônia promete unir os principais nomes do esporte nacional, celebrando conquistas e inspirando novas gerações. Já foram anunciados os ganhadores da Medalha Vanderlei Cordeiro de Lima, com destaque para os remadores do Quatro Sem do Pan de Assunção, além dos atletas de destaque nos Jogos da Juventude 2025 e o Troféu Adhemar Ferreira da Silva que será entregue a Robert Scheidt. Os premiados das edições anteriores continuam a inspirar e motivar a busca pela excelência no esporte.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto:
Votação aberta para Atleta da Torcida! 🏆 Escolha seu atleta favorito no Prêmio Brasil Olímpico 2025. Pela primeira vez, a categoria terá vencedores femininos e masculinos. Vote até 11/12 no site do COB. 📸 Comité Olímpico do Brasil
Atletas femininas: Gabriela Guimarães (vôlei), Conjunto de Ginástica Rítmica, Flávia Saraiva (ginástica artística).
Atletas masculinos: João Fonseca (tênis), Hugo Calderano (tênis de mesa), Alison dos Santos (atletismo).













