Miguel Hidalgo desponta como o principal nome do Brasil no Mundial de Triatlo que acontece em Torremolinos, Espanha, até o próximo domingo. Após conquistar sua primeira medalha na World Series em Weihai, na China, onde garantiu o bronze no mês de setembro, Hidalgo chega motivado para representar o país. Ele se destacou nos Jogos Olímpicos de Paris, alcançando a oitava colocação, e é atualmente o único atleta entre os 35 primeiros do ranking mundial nascido após o ano 2000. Com apenas 23 anos, ele se prepara para competir na elite dessa disputada modalidade no domingo, às 17h no horário local, ou meio-dia no horário de Brasília. No entanto, já na sexta-feira, Vinicius Avi Santana terminou em 36º lugar na categoria júnior masculina.
Enquanto isso, no âmbito nacional, São Paulo sediará o Campeonato Brasileiro de Remo, em parceria inédita com atletas italianos. Lucas Verthein, representante olímpico do Brasil, une forças ao medalhista italiano Gabriel Soares, formando uma forte dupla no double skiff. As eliminatórias ocorrem na raia da USP, e prometem trazer um misto de rivalidade e amizade, em que os dois amigos de longa data competem pela equipe do Botafogo. Além deles, Beatriz Cardoso, que brilhou em Paris 2024 e no Pan-2023 com a prata, estará em ação, assim como Fernanda Nunes, integrante eleita da Comissão de Atletas do COB.
No Rio de Janeiro, a adrenalina vai a mil com o STU Pro Tour, uma celebração do skate na Praça Duó, Barra da Tijuca, reunindo medalhistas olímpicos, entre eles Augusto Akio e Pedro Barros. A competição, que abrange provas de park e street, feminina e masculina, traz confrontos emocionantes entre os brasileiros e nomes internacionais de peso como Tom Schaar e Keegan Palmer. Rayssa Leal e outros grandes skatistas também estão escalados para levantar o público carioca.
Na esfera do tiro com arco, Marcus Vinicius D’Almeida procura defender seu título na Final da Copa do Mundo em Tlaxcala, México. Após vencer no ano anterior, ele enfrenta Andres Mediel nas quartas de final, enquanto Kim Woojin, adversário forte dos Jogos Olímpicos de Paris, está posicionado no lado oposto da chave. O início do torneio está marcado para domingo às 13h, horário de Brasília.
Em Aracaju, o Brasil experimenta novos talentos no Sul-Americano de Ginástica Artística, com finais por aparelho previstas para o fim de semana. Ao mesmo tempo, em Ilhabela, a Copa Brasil de Vela reúne competidores até domingo, destacando Erik Scheidt na classe ILCA 4, uma categoria de base que promete ser o futuro da ILCA 7, antiga classe Laser. Erik, filho do renomado Robert Scheidt, representa a continuidade de uma lenda do esporte nacional.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Miguel Hidalgo busca medalha inédita no Mundial de Triatlo em Torremolinos, Espanha. Foto: Luiza Moraes/COB. No Brasileiro de Remo em SP, Lucas Verthein e Gabriel Soares competem juntos. No STU Pro Tour Rio, grandes nomes do skate se enfrentam na Barra da Tijuca. Marcus Vinicius D’Almeida defende título na Final da Copa do Mundo de Tiro com Arco no México. Em Aracaju, Sul-Americano de Ginástica Artística acontece, e Copa Brasil de Vela agita Ilhabela.