logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Manex Silva Faz História no Esqui Cross-Country e Coloca Brasil Entre os 100 Melhores em Milão-Cortina

COMPARTILHE

Manex Silva, um promissor esquiador acreano, marcou presença entre os 100 melhores do mundo no evento de 10km estilo livre no esqui cross country durante os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026. Aos 23 anos, Manex, que largou na 103ª posição, terminou o percurso na 97ª colocação, registrando um tempo de 26 minutos e 51 segundos no Centro de Esqui Cross-Country em Tesero. Com 242.81 pontos FIS, ele superou seu desempenho nos Jogos de Inverno de Pequim 2022, demonstrando notável evolução. Apenas três dias antes, ele havia conquistado o 48º lugar no sprint clássico, um marco histórico para o Brasil em provas individuais de esqui cross-country.

Manex expressou sua gratidão pelo apoio que recebe dos brasileiros, destacando o crescimento do esporte de inverno no país, que apesar de não ter neve, tem fortalecido sua presença em competições internacionais nos últimos anos. “O Brasil é um país sem muita tradição nos esportes de inverno, mas o Time Brasil tem ganhado força nas disciplinas de neve. Sinto-me muito feliz por representar o país”, declarou ele. Com raízes brasileiras e espanholas, Manex nasceu no Acre, mas vive no País Basco, na Espanha. Esta é sua segunda participação olímpica, sendo que na edição anterior ele competiu em quatro provas e alcançou a 71ª posição no sprint.

O cronograma do Time Brasil em Milão-Cortina continua no próximo dia 18, quando Bruna Moura e Eduarda Ribera competirão no sprint por equipes no esqui cross country. Milão-Cortina 2026, a 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, ocorre de 6 a 22 de fevereiro, reunindo mais de 2.900 atletas de 92 Comitês Olímpicos, competindo em 16 modalidades de neve e gelo. A Itália acolhe o evento pela terceira vez, após Cortina d’Ampezzo em 1956 e Turim em 2006. Esta edição terá um marco especial para o Brasil, com 14 atletas e um reserva, a maior delegação do país na história das Olimpíadas de Inverno.

Desde a estreia do Brasil nos Jogos, em 1992, até Pequim 2022, 40 atletas representaram o país em nove modalidades diferentes. O destaque brasileiro até agora é o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross em Turim 2006, enquanto no gelo, Nicole Silveira obteve a melhor posição no skeleton, alcançando o 13º lugar em Pequim 2022. O Brasil esteve presente em todas as edições do esqui alpino, sendo essa a única modalidade com participação contínua nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Manex Silva termina entre os 100 melhores nos 10km cross-country estilo livre em Milão-Cortina 2026, ficando na 97ª posição. Quatro anos após Pequim 2022, ele melhora seus pontos FIS e comenta sobre o crescente apoio ao Time Brasil nos esportes de inverno. Foto: Alex Pantling/Getty Images.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade