Na final de skate street dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, disputada no icônico Parque Urbano de La Concorde, a estreia do esporte nas Olimpíadas Parisinas foi marcada por um alto nível técnico e muita emoção. O brasileiro Kelvin Hoefler, medalhista de prata em Tóquio 2020, deu tudo de si em uma batalha árdua sob um sol escaldante. Mesmo enfrentando dores no punho e uma torção no tornozelo, causadas por uma queda durante a competição, ele não se rendeu e manteve-se firme até o final da disputa, conquistando a sexta posição com um total de 270,27 pontos.
Desde o início, Hoefler mostrou-se determinado. Ele iniciou sua apresentação com uma volta sólida, anotando 87,25 pontos. No entanto, sofreu uma torção no tornozelo que, somada às dores preexistentes no punho, o colocou numa situação de resistência e superação. Na fase de manobras, Hoefler conseguiu marcar 90,14 pontos em uma de suas tentativas, chegando a ocupar a terceira posição temporariamente quando anotou 92,88 pontos. À medida que a competição se desenrolava, com os skatistas explorando limites e superando-se em cada rodada, ficou evidente que a luta por uma medalha seria acirrada.
O maior destaque do evento foi o japonês Yuto Horigome, que confirmou sua hegemonia no esporte ao conquistar a medalha de ouro, consagrando-se bicampeão olímpico com a pontuação de 281,14. Jagger Eaton, dos Estados Unidos, melhorou seu desempenho em relação a Tóquio, onde fora bronze, e conquistou a prata com 281,04 pontos. Nyjah Huston, também dos Estados Unidos, fechou o pódio com o bronze, somando 279,38 pontos.
Ainda que tenha ficado fora do pódio, Hoefler não deixou de reconhecer o valor de sua participação. “A experiência olímpica é sempre uma vitória. Estar em uma final olímpica, onde consegui acertar minhas manobras, ficar em cima do meu skate e dar trabalho para essa nova geração… Eu fiquei bem feliz. Missão cumprida!”, declarou o skatista.
Além de Hoefler, o Brasil contou com outros dois representantes na competição. No entanto, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo não avançaram das eliminatórias, terminando na 13ª e 15ª posições gerais, respectivamente.
Confira a classificação final do skate street:
1. Yuto Horigome (JAP) – 281,14
2. Jagger Eaton (EUA) – 281,04
3. Nyjah Huston (EUA) – 279,38
4. Sora Shirai (JAP) – 278,12
5. Richard Tury (ESQ) – 273,98
6. Kelvin Hoefler (BRA) – 270,27
7. Cordano Russell (CAN) – 211,80
8. Matias dell Olio (ARG) – 153,98
Paris 2024 será lembrado como um palco de superação e talento, onde atletas de todo o mundo mostraram ao público a verdadeira essência do espírito olímpico e a evolução do skate como esporte competitivo.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: [rule_2_plain]