logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

IOB Capacita Mais de 15 Mil Alunos e Inicia Fórum Nacional do Esporte Seguro em 2024

COMPARTILHE

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), setor responsável pela educação e segurança no esporte olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), viveu um ano marcante em 2024, consolidando-se como referência na formação de profissionais do esporte no Brasil. Durante esse período, a instituição promoveu 135 edições de cursos que atraíram mais de 15 mil alunos, evidenciando seu papel crucial na capacitação de profissionais do esporte nacional. Um dos destaques foi o fortalecimento do Esporte Seguro, iniciativa que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e nos Jogos da Juventude em João Pessoa, eventos que envolveram aproximadamente 6 mil participantes. Soraya Carvalho, gerente do IOB e safeguard officer do COB, destacou a importância do desenvolvimento de treinamentos e ações educacionais que foram concebidos para a Missão Paris 2024, resultando em um desempenho histórico para o esporte brasileiro. De fato, Paris 2024 ficará marcada pelo feito das atletas do Brasil, que tiveram um desempenho sem precedentes, contribuindo com medalhas de ouro em disciplinas como judô, ginástica artística e vôlei de praia, e pela primeira vez compuseram a maioria na delegação do país.

Um marco do ano foi a realização do Fórum Nacional do Esporte Seguro, que visou compartilhar boas práticas e unir organizações esportivas. O evento contou com a presença de palestrantes internacionais e discutiu os desafios comuns enfrentados na gestão de segurança no esporte. Isso tudo demonstra o comprometimento do IOB com a criação de um ambiente esportivo mais seguro e ético. Essa iniciativa está alinhada com outros cursos lançados pelo instituto, como os Fundamentos do Treino Esportivo, que capacitou mais de 3 mil treinadores e ofereceu materiais gratuitos online, e o curso de Ginecologia no Esporte, projeto da Área da Mulher no Esporte que auxilia atletas a entender e gerenciar a saúde e a performance feminina, reafirmando o compromisso com a equidade de gênero.

Dentre as atividades direcionadas a Paris 2024, o curso de Capacitação de Chefes de Equipe foi específico para profissionais presentes nos Jogos, refletindo sobre as ações lideradas pelo COB. O IOB também foi responsável pelo Programa de Embaixadores, cuja missão era inspirar novas gerações através do intercâmbio com ícones do esporte como Virna Dias e Vanderlei Cordeiro. Soraya Carvalho observou o crescente interesse do público pelo esporte no ano olímpico, realçando que 2024 bateu o recorde de capacitações já oferecidas pelo instituto, somando mais de 50 mil formados desde sua criação em 2009.

Com expectativas otimistas para 2025, o COB anunciou um orçamento recorde de R$ 265 milhões, que beneficiará diretamente o IOB, permitindo a implementação de tecnologias avançadas e o aumento da oferta de cursos. Assim, o IOB continuará a cumprir sua missão de assegurar ambientes esportivos seguros e promover a democratização do conhecimento, avançando no desenvolvimento do esporte de rendimento no Brasil por meio de seus diversos programas, como Academia Brasileira de Treinadores e o Programa de Gestores.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) destacou-se em 2024 na capacitação de mais de 15 mil profissionais do esporte olímpico nacional, promovendo 135 edições de cursos e diversas ações educacionais. Em Paris 2024, atletas brasileiros alcançaram seu melhor desempenho graças, em parte, aos programas do IOB, incluindo o pioneiro curso de Ginecologia no Esporte. Soraya Carvalho, gerente do IOB, comentou sobre a importância do Esporte Seguro e outras iniciativas. Foto: Bruno Lorenzo/COB.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade