A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) realizou, nesta quinta-feira, dia 23, uma eleição significativa que definiu a liderança para o próximo ciclo olímpico, cobrindo o período de 2025 a 2028. A remadora Fernanda Nunes foi escolhida para ocupar a posição de presidente, enquanto o renomado judoca Rafael Silva, conhecido como “Baby”, foi eleito como vice-presidente. A eleição, conduzida de forma eletrônica, contou com o acompanhamento das áreas de Compliance e Jurídica do Comitê Olímpico do Brasil, garantindo a transparência e legalidade do processo.
Fernanda, que fez parte da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016, destacou-se como a mais votada na ocasião, recebendo 46 votos para integrar a nova formação da CACOB. Sua participação ao longo dos últimos dois ciclos olímpicos permitiu que ela testemunhasse o desenvolvimento do colegiado, e agora, em sua nova função de liderança, ela espera intensificar ainda mais esse progresso. Com uma trajetória de conquistas pessoais e coletivas, Fernanda expressou sua gratidão pela confiança depositada por seus colegas atletas, salientando o compromisso com uma gestão baseada em transparência, dedicação e união em prol do esporte brasileiro.
Durante a celebração de sua eleição, Fernanda destacou a importância da CACOB no contexto do Movimento Olímpico Brasileiro. Ela enfatizou que a Comissão é a voz representativa dos atletas dentro do Comitê Olímpico do Brasil, atuando em defesa de direitos e na promoção de um ambiente esportivo justo e inclusivo. Para ela, o colegiado é composto por atletas que buscam deixar um legado positivo para as gerações futuras, e ressaltou a disposição de enfrentar desafios com ética, respeito e coração.
Rafael Silva, por sua vez, é um ícone do judô brasileiro com um currículo que inclui a conquista de três medalhas olímpicas e quatro em Campeonatos Mundiais. Mais recentemente, participou da equipe que conseguiu a primeira medalha por equipes do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris. Rafael vê na sua eleição uma oportunidade de contribuir para a união entre os diferentes esportes representados no COB. Segundo ele, a experiência dos integrantes da CACOB é um recurso valioso ao qual o Comitê Olímpico do Brasil pode recorrer, e ele está comprometido em colaborar para garantir que a união dos atletas seja um pilar central para o funcionamento eficaz da Comissão.
Além de Fernanda e Rafael, a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil para o ciclo que culminará nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 conta com uma série de integrantes que já participaram de edições recentes dos Jogos Olímpicos, abrangendo uma diversidade de modalidades. Esta diversidade reflete o ecletismo e a riqueza do esporte olímpico brasileiro, reforçando o caráter consultivo da CACOB dentro do COB. O órgão é independente e tem o direito de voto na assembleia do COB, possuindo ainda uma presença ativa nos órgãos de decisão, como o conselho de administração. Essa formação multiesportiva ressalta a missão da CACOB de representar, com competência e determinação, os interesses dos atletas olímpicos do Brasil.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Fernanda Nunes, remadora olímpica, foi eleita presidente da Comissão de Atletas do COB até 2028, com Rafael Silva, do judô, como vice. Juntos, planejam fortalecer a representação dos atletas brasileiros. Foto: Divulgação/COB.