logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Daniel Cargnin e Shirlen Nascimento garantem prata e bronze no Mundial de Judô em Budapeste.

COMPARTILHE

O Campeonato Mundial de Judô, realizado em Budapeste, na Hungria, trouxe um domingo de alegrias para o Brasil, com as conquistas de Daniel Cargnin e Shirlen Nascimento. Daniel brilhou ao obter a medalha de prata na categoria dos pesos leves masculinos (73kg), enquanto Shirlen alcançou o bronze em sua estreia na categoria leve feminina (57kg).

A trajetória de Daniel Cargnin foi marcada por confrontos desafiadores. Ele iniciou o dia vencendo o alemão Igor Wandtke, projetando-o duas vezes para conseguir um waza-ari e finalizando com um ippon. Na sequência, superou Jahja Nurkovic, de Montenegro, também com um waza-ari, avançando para as oitavas-de-final. Enfrentou Akil Gjakova, do Kosovo, seu algoz em Paris 2024, mas desta vez conseguiu neutralizá-lo, impondo um ritmo forte e forçando três punições para garantir a revanche.

Nas quartas, Cargnin mostrou resiliência ao derrotar o japonês Tatsuki Ishihara, prata no último Mundial, marcando um yuko decisivo. A semifinal foi contra o sérvio Bajsangur Bagajev, onde ele aplicou golpes em sequência e usou tática inteligente para forçar punições ao adversário, garantindo sua vaga inédita na final do Mundial.

Na decisão, enfrentou o francês Joan-Benjamin Gaba. O combate foi equilibrado e permaneceu sem pontuação no tempo regulamentar. Mesmo com um sangramento na cabeça que o obrigou a sair temporariamente do tatame, Daniel retornou, mas Gaba surpreendeu com um waza-ari no golden score, levando o título mundial.

Já Shirlen Nascimento, em sua primeira participação no Mundial, não se intimidou diante das adversárias de peso. Logo de cara, venceu a atual campeã mundial Mimi Huh, da Coreia do Sul, com um golpe preciso de pernas. Seguiu com mais uma vitória contra Yu-Chieh Yang, de Taiwan, antes de ser superada pela japonesa Momo Tamaoki.

Porém, mostrando determinação, Shirlen voltou à disputa na repescagem, derrubando a número 6 do mundo, Marica Perisic, da Sérvia, com um ippon impressionante. Na disputa pelo bronze, enfrentou Maysa Pardayeva, do Turcomenistão. Apesar de um momento de suspense com a retirada de um ponto concedido pelo vídeo, Shirlen finalizou com maestria, anotando um yuko para assegurar sua medalha.

Aos 25 anos e natural de Toledo, Shirlen treina atualmente no SESI-SP. Convocada para apoiar a seleção olímpica, foi sparring da campeã mundial Rafaela Silva, que destacou sua felicidade pela conquista da colega. O Mundial continua com outros brasileiros em ação, prometendo mais emoções e conquistas.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Daniel Cargnin conquista prata e Shirlen Nascimento, bronze no Mundial de Judô em Budapeste. Daniel foi vice-campeão no peso leve masculino (73kg) após vencer adversários de destaque e enfrentou o francês Joan-Benjamin Gaba na final. Shirlen, estreante no Mundial, garantiu bronze no peso leve feminino (57kg), desbancando grandes adversárias. Fotos: Beatriz Riscado/CBJ, Gabi Juan/EJU, Emanuele di Feliciantonio/IJF.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade