logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

COB se torna comitê olímpico mais seguido do mundo nas redes, ultrapassando Estados Unidos.

COMPARTILHE

O ano de 2024 foi marcante para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) não só dentro das arenas esportivas, mas também nas plataformas digitais, onde o Time Brasil alcançou feitos notáveis e obteve reconhecimentos importantes. As redes sociais do Time Brasil se destacaram, acumulando mais de 8 milhões de seguidores, superando inclusive o perfil olímpico dos Estados Unidos no Instagram. Esse crescimento foi impulsionado por uma estratégia bem elaborada, que resultou na adição de 2,5 milhões de novos seguidores, especialmente durante os meses de junho a agosto, um período crucial devido à empolgação gerada pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Essa crescente popularidade online foi, em grande parte, resultado da campanha “Torcida de Ouro”, realizada em colaboração com a agência End to End. Tal campanha teve sucesso em alcançar e engajar uma audiência além do público tradicional de esporte, transformando simpatizantes em fãs ávidos.

A estratégia engajou perfis de figuras conhecidas como Hugo Gloss, Murilo Rosa, Natália Guitler e Pedro Scooby, além de parcerias com mídias de peso como a Cazé TV e a TV Globo. Isso permitiu que a campanha abrisse portas para mais de 49 milhões de interações nas redes sociais. No Instagram, o perfil do COB alcançou a marca de 3,1 milhões de seguidores, ultrapassando significativamente os 2,5 milhões dos EUA e registrando um crescimento de 124%. O sucesso foi replicado no X (antigo Twitter), onde houve um incremento de 130 mil seguidores e um engajamento de 6,9 milhões, resultando em 80 milhões de interações gerais e um impressionante total de 1,2 bilhão de impressões nas redes sociais.

Esse impacto digital positivo do COB atraiu o interesse de 21 novos patrocinadores, que viram na dinâmica das redes sociais uma oportunidade para investir no esporte olímpico brasileiro. Tal interesse foi primordial para criar uma relação direta entre o comprometimento dos fãs online e o suporte financeiro ao COB.

O desempenho brilhante do COB nas redes sociais foi reconhecido com quatro prêmios internacionais. O famoso meme com a imagem icônica de Gabriel Medina no Taiti foi premiado como “Post Isolado” nos Prêmios Lusófonos da Criatividade e no Lisbon International Advertising Festival. A campanha “Torcida de Ouro” também conquistou prêmios na categoria “Esportes Olímpicos” no Lisbon International Advertising Festival e em “Campanhas em Redes Sociais” nos Prêmios Lusófonos, ilustrando a efetividade e criatividade das iniciativas do comitê.

Porém, o propósito maior do COB foi além dos números e conquistas no mundo virtual. Houve um esforço notável para consolidar a imagem de atletas olímpicos brasileiros e promover novos talentos, essenciais para fomentar o esporte no país. Figuras como Bia Souza, que viu seu perfil no Instagram crescer 6.500%, e outros esportistas, como Ana Sátila, Gustavo Bala Loka e Guilherme Costa, embora não tenham subido ao pódio, também ganharam atenção e apoio dos fãs, reforçando o papel vital que as redes sociais desempenham na construção e preservação do legado olímpico do Brasil.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Gabriel Medina avança às quartas no Taiti, enquanto o COB celebra o maior crescimento nas redes sociais em 2024, ultrapassando os EUA no Instagram com 3,1 milhões de seguidores. Campanhas como “Torcida de Ouro” foram premiadas e impulsionaram o Time Brasil, reforçando o apoio dos torcedores e atraindo novos patrocinadores. Foto: Jerome Brouillet/AFP via Getty Images.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade