logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

COB Realiza II Fórum Mulher no Esporte e Reforça Compromisso com Equidade de Gênero no Rio

COMPARTILHE

O II Fórum Mulher no Esporte, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), transformou a Cidade das Artes do Rio de Janeiro, no dia 15 de abril, em um epicentro de inovações e discussões cruciais sobre a atuação feminina no desporto. Este encontro, que reuniu cerca de 300 participantes, consolidou-se como um pilar fundamental na agenda esportiva nacional, abordando temas que vão da gestão à medicina esportiva, passando por performance, treinamento e alto rendimento. A importância do evento foi realçada pela presença de figuras proeminentes do esporte, entre elas, medalhistas olímpicas e treinadoras renomadas como Fabi Alvim, Ágatha Rippel, Jade Barbosa, Isabel Swan, Rosângela Santos, Leila Barros e Yane Marques, atual vice-presidente do COB. Essas mulheres influentes compartilharam suas histórias e opiniões, oferecendo insights valiosos sobre os desafios e conquistas das mulheres no esporte.

Yane Marques, ao discursar, destacou a essência colaborativa do evento. Ela sublinhou a importância da troca de histórias e conhecimentos em gestão e ciência do esporte, afirmando que isso fortalece o compromisso do COB com a promoção da equidade de gênero. “Mostramos que nos importamos em trazer essa temática de forma interessante e educativa”, afirmou Yane, salientando a abrangência e diversidade dos debates que permearam o fórum.

O evento também contou com a participação de lideranças femininas notáveis do esporte internacional, como Damaris Young, Presidente do Comitê Olímpico do Panamá, além da secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, e Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB. Manoela enfatizou o avanço significativo proporcionado pelo fórum na reflexão sobre a mulher no esporte, frisando que essa troca de ideias é essencial para impulsionar o desenvolvimento contínuo do setor.

Cinco painéis temáticos trouxeram à tona os aspectos críticos para o progresso da igualdade de gênero no esporte, começando pelo impacto previsto nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras discussões abordaram a liderança das mulheres no esporte, os desafios enfrentados pelas treinadoras de alto rendimento, o desempenho específico das atletas femininas e questões singulares da preparação olímpica feminina, exemplificadas com o sucesso da seleção brasileira de ginástica artística.

Fabi Alvim encantou o público com sua palestra de abertura, “Além do que se vê”, refletindo sobre as barreiras superadas pelas atletas em esportes de elite. A senadora Leila Barros, também presente, destacou a importância do COB em criar plataformas como esta para debater a expansão do papel das mulheres, não apenas como atletas, mas também em posições de liderança e treinamento.

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi a entrega do Prêmio Melânia Luz às atletas Joanna Maranhão, renomada nadadora olímpica, e Rosângela Santos, medalhista em atletismo. Este reconhecimento foi um tributo a suas carreiras inspiradoras e ao impacto duradouro que têm no cenário esportivo brasileiro.

O encerramento do II Fórum Mulher no Esporte deixou um forte sentimento de diálogo fecundo e o reforço do compromisso do COB com a igualdade de gênero, sublinhando a urgência de se criar um ambiente esportivo inclusivo e representativo para todas as mulheres. A edição deste ano do fórum não apenas celebrou conquistas, mas também serviu como um farol para futuras ações em prol de um esporte mais justo e diversificado.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: O II Fórum Mulher no Esporte reuniu lideranças femininas no Rio para debater o papel da mulher no esporte. Com presença de medalhistas olímpicas e especialistas, o evento destacou vitórias e desafios da equidade de gênero no esporte. Foto: Grazie Batista/COB.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade