O segundo Fórum Mulher no Esporte, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), promete ser uma edição marcante, programada para acontecer no próximo dia 15 de abril na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Este evento, já consolidado como um espaço significativo para a discussão sobre a participação feminina no esporte, busca ampliar sua influência, com um aumento considerável no número de participantes em relação à edição anterior. Com a participação de 300 convidados, o que representa um crescimento de 50% em comparação com o ano de lançamento, a programação inclui cinco momentos entre palestras e mesas redondas. O fórum pretende reunir atletas medalhistas olímpicas brasileiras, além de treinadoras e especialistas reconhecidas, para um diálogo aprofundado sobre temas como liderança feminina, maternidade na carreira das atletas e as especificidades do treinamento esportivo feminino.
As estrelas confirmadas para falar incluem figuras respeitadas como Fabi Alvim, bicampeã olímpica no vôlei de quadra; Ágatha Rippel, medalhista de prata no vôlei de praia; e Jade Barbosa, medalhista de bronze na ginástica artística. Complementando o time de palestrantes, a jornalista Renata Mendonça, fundadora do portal Dibradoras e colaboradora do grupo Globo, também trará suas contribuições. Em um marco importante, Yane Marques, medalhista olímpica e vice-presidente do COB, está entre os principais nomes do evento, reforçando seu papel como uma liderança inspiradora no esporte brasileiro. Yane destacou a importância do Fórum como um espaço para aprendizagem mútua e avanço em direção a um objetivo maior relacionado à equidade de gênero no esporte. “A volta do Fórum Mulher no Esporte é um marco emblemático, especialmente após um ano de 2024 onde as mulheres do Time Brasil tiveram um desempenho exemplar nos Jogos de Paris”, comentou ela, sublinhando seu orgulho pelo aumento de mulheres em cargos relevantes dentro do esporte no Brasil e ressaltando que sua presença no COB não foi determinada pelo gênero, mas sim por uma preparação sólida.
Com uma visão de explorar o impacto dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na representação feminina, o evento busca discutir o legado deixado por estas competições. Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do COB, destacou a necessidade de refletir sobre como os jogos contribuíram para a equidade de gênero e as transmissões inovadoras. Outro ponto de interesse é o painel que se debruçará sobre o papel das treinadoras no esporte de alto desempenho, um tema que foca a baixa representatividade feminina nesse campo, com apenas 13% de mulheres entre os profissionais credenciados nos Jogos de Paris. As iniciativas como o Programa MIRA, destinado a equilibrar essa balança, também serão discutidas, salientando estratégias e políticas que podem garantir o aumento da presença feminina nos comandos técnicos. Paralelamente, o evento discutirá as particularidades do treinamento feminino, abordando a maternidade como parte da realidade de muitas atletas, bem como as políticas necessárias para assegurar os direitos dessas esportistas que também são mães. Através dessas discussões, o Fórum Mulher no Esporte se consolida como um espaço essencial para discutir e promover a equidade de gênero no cenário esportivo mundial.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Legenda: O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realiza o 2º Fórum Mulher no Esporte em 15 de abril na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. O evento reunirá atletas olímpicas, treinadoras e especialistas para discutir liderança feminina, maternidade e treinadoras no esporte de alto rendimento, entre outros temas. Foto: Divulgação/COB.