Em uma iniciativa que visa fortalecer a formação e o desenvolvimento de novos profissionais na área de fisioterapia esportiva, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) organizou um encontro significativo com representantes de importantes entidades administrativas da fisioterapia. A reunião, promovida pela Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, ocorreu na última quarta-feira, dia 18, no Centro de Treinamento do COB, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Entre os presentes estavam membros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO), do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 2) e da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE).
Ronaldo Aguiar, fisioterapeuta e gerente da Área de Saúde do Atleta do COB, destacou a importância do evento como um marco inicial para futuras parcerias. “Foi um primeiro passo para o estabelecimento de uma parceria entre as entidades. A fisioterapia esportiva é um importante elemento no desempenho dos atletas do Time Brasil e, por isso, a demanda por novos profissionais e pela capacitação dos que já atuam tem aumentado gradativamente. O COB possui um grande conhecimento na área e pode, junto com as entidades administrativas, promover uma importante troca nesse sentido”, afirmou Ronaldo.
Além de Ronaldo Aguiar, o encontro contou com a participação de vários colaboradores do COB, incluindo André Siqueira Rodrigues (Coordenação Técnico-Científica), Giovane Foppa (Gestão Conhecimento), Úrsula Vilela (Gestora Esportiva da Saúde do Atleta) e Felipe Lucero (Ciência e Tecnologia). Representando o COFITO estavam Silano Souto Mendes Barros, Kelly Ranyelle Alves Araujo Diniz e Guilherme Thudium; o CREFITO 2 foi representado por Alisson Hygino, enquanto Priscila Candido e Felipe Tadiello estiveram presentes em nome da SONAFE.
Durante a reunião, foram discutidas diversas possibilidades de colaboração técnico-científica, projetos de parceria e iniciativas de educação continuada. O foco principal foi promover uma maior integração entre as entidades e fortalecer a Fisioterapia Esportiva em âmbito nacional. Esse tipo de cooperação é vital para garantir que os novos fisioterapeutas, assim como os que já estão no campo, possam contar com o apoio e o conhecimento necessários para desempenharem suas funções eficazmente no esporte de alto rendimento.
Os próximos passos envolvem a implementação das propostas discutidas durante o encontro. O objetivo é agregar valor e conhecimento a todos os profissionais de fisioterapia que desejam trabalhar nesse ramo específico, contribuindo assim para o crescimento e aprimoramento da Fisioterapia Esportiva no Brasil. Essa união de forças entre o COB e as entidades administrativas promete trazer grandes benefícios para os atletas brasileiros, garantindo que eles recebam o melhor cuidado possível para atingir a excelência em suas respectivas modalidades esportivas.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: COBCOB se encontra com entidades administrativas da fisioterapia esportiva por cooperação científicaDiretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte conduziu encontro com COFITO, CREFITO 2 e SONAFE; parcerias poderão beneficiar profissionais que almejam trabalhar com esporte de Alto RendimentoTagsCentro de TreinamentoLaboratório OlímpicoNavegue por tópicosUnir forças, trocar conhecimentos e promover uma melhora contínua na formação de novos profissionais de fisioterapia esportiva. Com esse mote, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), através da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esportes, promoveu um encontro com representantes do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO), do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 2) e Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) nesta quarta-feira, 18, no Centro de Treinamento do COB, na zona oeste do Rio de Janeiro.“Foi um primeiro passo para o estabelecimento de uma parceria entre as entidades. A fisioterapia esportiva é um importante elemento no desempenho dos atletas do Time Brasil e, por isso, a demanda por novos profissionais e pela capacitação dos que já atuam tem aumentado gradativamente. O COB possui um grande conhecimento na área e pode, junto com as entidades administrativas, promover uma importante troca nesse sentido”, disse Ronaldo Aguiar, fisioterapeuta e gerente da Área de Saúde do Atleta.Pelo COB, além de Ronaldo, também participaram do encontro André Siqueira Rodrigues (Coordenação Técnico Cientifica), Giovane Foppa (Gestão Conhecimento), Úrsula Vilela (Gestora Esportiva da Saúde do Atleta) e Felipe Lucero (Ciência e Tecnologia). Silano Souto Mendes Barros, Kelly Ranyelle Alves Araujo Diniz e Guilherme Thudiium representaram o COFITO; Alisson Hygino, o CREFITO 2 e Priscila Candido e Felipe Tadiello, o SONAFE.Na ocasião, puderam ser debatidos o desenvolvimento de cooperação técnico cientifica, projetos de parceria e educação continuada visando uma aproximação das entidades, e o fortalecimento em âmbito nacional da Fisioterapia Esportiva. O próximo passo será a execução de propostas para agregar valores e conhecimento a todos os fisioterapeutas que almejam trabalhar com o esporte. TagsCentro de TreinamentoLaboratório Olímpico