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COB Abraça E-Sports: Iniciativa Inédita Visa Liderança Olímpica em Jogos Eletrônicos até 2027

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Novos tempos se anunciam no horizonte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que agora explora o fascinante território dos e-sports. Em uma animada apresentação no auditório do Centro de Treinamento do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, na última quinta-feira, 31 de julho, a equipe do COB revelou sua estratégia para integrar os esportes eletrônicos ao seu universo. Inspirado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que busca aproximar-se da juventude e reconhece a popularidade dos jogos eletrônicos, o COB resolveu dar o primeiro passo nesta nova jornada.

O presidente do COB, Marco La Porta, destacou a complexidade dessa transição, enfatizando a importância de abordar os e-sports de maneira inteligente. “O futuro ainda é incerto no que diz respeito às decisões do COI, que também passa por mudanças de gestão. No entanto, não podemos apenas esperar. Reunimos nossa equipe hoje para garantir que todos compreendam a importância desse movimento”, afirmou La Porta.

A gerente de Projetos Esportivos Especiais do COB, Mariana Mello, ressaltou as múltiplas oportunidades que surgem com a inclusão dos e-sports no cenário olímpico. Além das possibilidades de parcerias e novos potenciais patrocinadores, há um mercado crescente, estimado em mais de 500 bilhões de dólares, e um público gigantesco de mais de 3 bilhões de usuários globais. A integração dos e-sports também oferece perspectivas otimistas para o Brasil, que já possui jogadores de destaque em algumas modalidades que poderão integrar os Jogos Olímpicos de E-Games Riad 2027.

Mariana trouxe à tona uma pesquisa da Game Brasil de 2024, revelando que 82% dos brasileiros consomem jogos digitais. A esmagadora maioria acredita que a emoção dos e-sports pode igualar a de esportes tradicionais, e muitos reconhecem os atletas de e-sport como verdadeiros competidores que superam desafios pessoais.

Durante o evento, o gestor Schubert Abreu detalhou as nuances dos jogos eletrônicos dentro do Movimento Olímpico. Os e-sports são divididos em três categorias principais: Esporte Virtualizado, que simula esforços físicos reais em ambientes eletrônicos; Esporte Gameficado, que reproduz modalidades esportivas em consoles; e Jogos Eletrônicos, que incluem jogos estratégicos em diversas plataformas.

O compromisso do COB com essa nova era já está em ação, com iniciativas como o remo virtual nos Jogos Escolares CAIXA Brasília 2025. Mariana Mello deixou claro que o objetivo não é apenas participar, mas vencer. “O COB quer liderar nesta nova vertente. Vamos com foco para conquistar”, declarou com entusiasmo o presidente La Porta, marcando o início de uma trajetória promissora nos esportes eletrônicos.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está abraçando os e-sports, apresentando planos para integrar jogos eletrônicos ao movimento olímpico. Em encontro realizado no Parque Aquático Maria Lenk, discutiram-se oportunidades de crescimento e engajamento com um público jovem. O COB visa ser pioneiro, estabelecendo projetos como o remo virtual nos Jogos Escolares CAIXA Brasília 2025. Crédito da foto: COB.

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