As competições dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 estão em pleno vapor e vêm revelando uma geração promissora de atletas com menos de 17 anos. Com mais de 4.000 participantes, o evento, sob a organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), tem sido um verdadeiro celeiro de talentos. Entre esses jovens sobressai Clara Menezes, uma levantadora de voleibol de Alagoas com um potencial notável. Aos 16 anos, Clara destacou-se por sua técnica refinada e visão apurada de jogo, características que a levaram a ser aprovada em testes realizados pelo Fluminense, um dos clubes icônicos do vôlei brasileiro.
A jovem atleta sonha em deixar sua equipe atual, o CRB, de Maceió, para integrar a base do Fluminense no Rio de Janeiro, projetando uma nova fase em sua ainda jovem carreira. Apesar da empolgação inegável de Clara, o passo decisivo depende do aval de seus pais, uma vez que a mudança implica em sua ida solitária para a cidade maravilhosa. O clube carioca, por sua vez, oferece uma estrutura de apoio bastante robusta, incluindo uma bolsa em uma escola particular renomada e moradia em um apartamento compartilhado com outras atletas, o que facilitaria a adaptação de Clara à nova rotina.
Durante as competições em João Pessoa, mesmo com a derrota de seu time para Sergipe, Clara brilhou em quadra, destacando-se como um dos destaques do match. A oportunidade de jogar por um dos gigantes do voleibol brasileiro representa para ela um divisor de águas. “Essa chance é única, já que significa migrar de uma realidade com menos investimento em Alagoas para um clube de ponta no Rio de Janeiro. É muito animador pensar nessa possibilidade”, confessou ela, explicando como o contraste entre as estruturas de treinamento das duas localidades alimenta seu desejo de evolução.
Os Jogos da Juventude parecem ser um trampolim ideal para Clara, que enxerga ali uma preparação para, eventualmente, integrar as seleções de base do Brasil e conquistar espaço nas principais competições internacionais. “A experiência que estou vivendo aqui é incrível. Acredito que ir para o Rio de Janeiro vai aprimorar meu jogo e me preparar para desafios ainda maiores no futuro”, comentou Clara com um sorriso contagiante.
O potencial de Clara foi enaltecido por Jean Tavares, técnico da equipe alagoana, que vê na mudança uma grande oportunidade para sua atleta. “Eu sempre digo que devemos olhar o que é melhor para elas. Se a chance é estar em um grande centro, que assim seja. O importante é que os talentos brasileiros se desenvolvam em ambientes adequados, onde possam explorar ao máximo suas habilidades”, afirmou Jean, destacando a notável habilidade de Clara, especialmente em sua leitura de jogo. Assim, a esperança de Clara é não apenas realizar um sonho pessoal, mas também ser um nome promissor no cenário esportivo brasileiro.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Clara Menezes, talentosa levantadora de Alagoas, busca convencer os pais a deixá-la mudar para o Rio, após ser aprovada no Fluminense. A jovem, de 16 anos, destaca-se nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024, e sonha com uma carreira no voleibol brasileiro. Foto: Sem Créditos. #JogosDaJuventude #Voleibol