“Estamos confiantes”. Essa foi a mensagem ente entusiasta transmitida por Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona 1992 e atual Chefe da Missão Paris 2024 do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Na última quinta-feira (25), o Time Brasil deu início à sua trajetória nos Jogos Olímpicos com competições em três modalidades: tiro com arco, futebol e handebol. Em meio ao ciclo olímpico mais breve da História, a equipe brasileira se lança nas quadras, campos, pistas e piscinas com a missão de consolidar a evolução em resultados obtida nas principais competições internacionais.
“O COB trabalha incansavelmente para fornecer as condições ideais para que nossos atletas alcancem seus melhores desempenhos durante as Missões que organizamos. Nosso objetivo é a conquista de medalhas, e é responsabilidade do COB delinear estratégias para aprimorar continuamente nossas chances de classificação e sucesso nos Jogos Olímpicos e Pan-americanos”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.
Os preparativos para Paris 2024 começaram para o COB ainda antes da realização dos Jogos de Tóquio 2020. Diversas visitas à França foram realizadas para definir a estratégia da Missão Brasileira, o que resultou na obtenção de espaços exclusivos de alta qualidade que servirão de base de apoio para a delegação brasileira, mesmo em locais tão distantes como o Taiti, onde acontecerá a competição de surfe. Um dos destaques é a estrutura localizada em St Ouen, que oferece serviços multidisciplinares e infraestruturas específicas para profissionais sem credencial dos Jogos e áreas operacionais do COB.
Entre os muitos serviços oferecidos nesse espaço, estão comidas típicas brasileiras, suporte para familiares e amigos dos atletas, além de infraestrutura de treinamento para modalidades como boxe, vôlei de quadra e esportes de combate. Além disso, o local abriga operações de uniformes, comunicação e marketing, o Canal do Time Brasil no YouTube, jurídico e o Esporte Seguro. Uma área de preparação física exclusivamentedes voltada para atletas brasileiros também foi incluída na Vila Olímpica.
Das modalidades que deram início às competições nesta quinta-feira, o futebol feminino tem uma operação independente e está sediado na cidade francesa de Bordeaux. Por outro lado, o handebol feminino e o tiro com arco estão utilizando a base do Time Brasil em St Ouen.
“O objetivo do COB é sempre proporcionar as condições ideais para que os atletas possam se concentrar exclusivamente em treinar, descansar e competir com excelência. Queremos que eles atinjam a melhor performance de suas carreiras aqui em Paris”, afirmou Ney Wilson, Subchefe da Missão Paris 2024.
O ciclo olímpico recente foi marcado por diversas conquistas para o esporte brasileiro, com um destaque especial para o aumento da participação feminina na delegação, que alcançou a maioria pela primeira vez na História, representando cerca de 55%. “Este número nos enche de orgulho e evidencia a importância da criação da Área Mulher no Esporte. Embora não esperássemos resultados tão imediatos, estamos satisfeitos e continuaremos a apoiar o crescimento do esporte feminino, não apenas nas competições, mas também nas comissões técnicas e na gestão”, destacou Mariana Mello, Subchefe da Missão.
Nesta sexta-feira, 26, será realizada a aguardada Cerimônia de Abertura. No sábado, 27, mais modalidades brasileiras farão sua estreia, incluindo tiro esportivo, vôlei masculino, vôlei de praia, badminton, basquete, judô, skate e natação, entre outras. A expectativa e a confiança no desempenho do Time Brasil continuam altas, com um trabalho contínuo para alcançar os melhores resultados possíveis.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: [rule_2_plain]