logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasil Brilha em 2024: Conquistas no Skate, Surfe e Levantamento de Peso Marcam o Ano Esportivo

COMPARTILHE

O ano de 2024 foi um período de destaque para o esporte brasileiro, marcado por conquistas significativas em vários Campeonatos Mundiais. O ciclo olímpico, encurtado devido ao adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021, resultou em um calendário atípico em 2024, repleto de competições internacionais onde os atletas brasileiros brilharam. Segundo dados do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o país alcançou 11 pódios em provas olímpicas, além de diversos outros resultados de peso em modalidades não olímpicas.

O skateboarding brasileiro, por exemplo, teve um desempenho formidável no Mundial realizado na Itália. Augusto Akio e Pedro Barros garantiram uma dobradinha de ouro e prata na modalidade park masculino, consolidando a tradição do Brasil nessa prova. No feminino, Raicca Ventura fez história ao conquistar a medalha de ouro, a primeira entre as mulheres brasileiras nesse campeonato. Além disso, Rayssa Leal conquistou seu segundo título mundial, superando fortes concorrentes do Japão. No vert, uma modalidade não olímpica, Gui Khury e Augusto Akio conquistaram ouro e prata, respectivamente.

O surfe também foi motivo de celebração para o Brasil. No ISA Games em Porto Rico, Gabriel Medina teve uma atuação memorável, conquistando o ouro e ajudando a equipe brasileira a vencer na categoria mista. Tatiana Weston-Webb obteve a prata no feminino, antecedendo suas futuras conquistas nos Jogos de Paris. Em levantamento de peso, Thiago Felix fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer um ouro em Mundiais adultos, na categoria até 55kg. Ele também conquistou o bronze no arremesso e a prata no total combinado.

Na natação, durante o Mundial de Piscina Curta em Budapeste, Guilherme Caribé conquistou duas pratas nos 100m e 50m livres, tornando-se o primeiro brasileiro em uma década a alcançar duas medalhas individuais em um único Mundial. Caio Pumputis, por sua vez, garantiu o bronze nos 100m medley em sua estreia em pódios desse nível. Em Doha, no Mundial de Esportes Aquáticos, Ana Marcela obteve sua 17ª medalha em mundiais com um bronze nos 5km de águas abertas e encerrou o ano como heptacampeã geral do circuito.

No surfe mundial, o Brasil assegurou o vice-campeonato masculino com Ítalo Ferreira e a terceira posição feminina com Tati Weston-Webb no circuito da WSL. No vôlei de praia, Carol e Bárbara dominaram o ranking global ao finalizar o ano na liderança. No atletismo, Alison dos Santos sagrou-se campeão da Diamond League, reafirmando a presença brasileira em modalidades atléticas de destaque.

Entre as categorias de base, o Brasil também obteve feitos significativos. Zion Bethonico abriu o ano com uma inédita medalha de bronze no snowboard cross nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Matheus Nunes, à beira de sua estreia olímpica em Paris, conquistou três ouros no Mundial Júnior de Canoagem Velocidade. O judô brasileiro também brilhou nas categorias sub17 e sub20, com jovens como Clarice Ribeiro e Bianca Reis se destacando como promessas futuras.

No levantamento de peso, Matheus Pessanha e Taiane Justino ampliaram o legado da modalidade com várias medalhas no Mundial Júnior. Leandro Jordan fez história no wrestling sub20 ao conquistar a primeira medalha masculina em mundiais, enquanto no ciclismo, Lucca Marques alcançou o pódio pela primeira vez desde 1983 em uma prova por pontos. Além disso, Hussein Daruich, no tiro esportivo, e os jovens do boxe e tênis de mesa trouxeram importantes medalhas para o Brasil em suas respectivas categorias.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Brasil brilha em 2024 com conquistas esportivas: Augusto Akio e Pedro Barros fazem dobradinha no Mundial de Skateboarding na Itália (Divulgação/CBSk), enquanto Rayssa Leal vence seu segundo título mundial. No surfe, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb brilham no ISA Games em Porto Rico. Thiago Felix entra para a história com ouro no Mundial de Levantamento de Peso. Na natação, Guilherme Caribé e Caio Pumputis também conquistam medalhas em Budapeste. Além disso, a base esportiva do Brasil é destaque com medalhas inéditas no snowboard, canoagem, judô, e outras modalidades. Rumo a um futuro promissor!

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade