Em um feito histórico, o Brasil está vivenciando um momento inédito na ginástica rítmica, com Bárbara Domingos garantindo sua presença na final do individual geral nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, a talentosa ginasta curitibana, de 24 anos, assegurou sua vaga ao terminar a fase classificatória na oitava posição. Este marco não só representa uma conquista pessoal para Bárbara, mas também eleva o nome do Brasil ao patamar dos dez melhores do mundo na modalidade.
Bárbara tem mostrado consistência ao longo da temporada de 2023. Durante o ano, ela conquistou duas medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo e arrebatou o ouro no individual geral, na bola e na fita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Estas vitórias anteriores são reflexo de seu trabalho incessante e talento inquestionável. Ao comentar sobre a classificação para a final olímpica, a atleta não conseguiu esconder sua emoção. “Quando vimos que a vaga na final era uma realidade, foi uma sensação indescritível. Estou muito feliz, ainda em êxtase. Isso confirma que estamos no caminho certo, trabalhamos muito para estar aqui e demos o nosso melhor em quadra. O resto foi consequência”, afirmou a ginasta emocionada.
Até agora, a melhor colocação do Brasil na ginástica rítmica havia sido obtida por Natália Gaudio, que alcançou o 23º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Com a atuação de Bárbara Domingos, o Brasil não só superou essa marca, mas também garantiu um lugar entre as dez principais ginastas do torneio. Apenas dez atletas avançam para a final, o que torna essa classificação ainda mais significativa.
O desempenho de Bárbara foi notável desde o início da competição. Começando sua jornada com a apresentação na bola, onde obteve a nota 33.100, a brasileira continuou impressionando com 34.750 no arco, uma das maiores pontuações da competição até aquele momento, o que arrancou lágrimas de emoção da ginasta. Bárbara encerrou a primeira parte das classificatórias na 6ª posição, já prenunciando seu brilhante desempenho nas fases seguintes.
Nas rotações finais, a ginasta manteve o alto nível com 31.700 na fita e 30.200 nas maças, totalizando uma pontuação de 129.750 pontos, o que consolidou sua vaga na final olímpica.
A grande decisão do individual geral acontecerá nesta sexta-feira, 9 de agosto, às 14h30 do horário local em Paris (9h30 no horário de Brasília). Antes disso, o conjunto brasileiro também buscará a classificação na competição por equipes, que terá início às 10h. Esta série de emocionantes competições promete trazer ainda mais surpresas e motivo de orgulho para o esporte nacional.
Bárbara Domingos está prestes a redefinir os marcos da ginástica rítmica brasileira e sua performance será, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados destes Jogos Olímpicos.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Time BrasilBárbara Domingos se classifica para a final do individual geral da ginástica rítmicaBrasileira estreia em Jogos Olímpicos e já garante melhor classificação da história do país na modalidadeBarbara Domingos – Ricardo Bufolin/CBGTagsJogos Olímpicos Paris 2024Navegue por tópicosPela primeira vez na história da modalidade, o Brasil está classificado para a final do individual geral de ginástica rítmica. Bárbara Domingos alcançou o feito nesta quinta-feira, 8, ao terminar a fase de classificação dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na oitava posição.Dona de dois bronzes em etapas da Copa do Mundo em 2023, além do ouro no individual geral, na bola e na fita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, a curitibana de 24 anos está muito orgulhosa do próprio desempenho.”Quando a gente viu que era possível, que eu estava na final, assim, não tem como explicar. Eu estou muito feliz ainda, eu estou meio em êxtase”, disse a atleta. “Isso só concretiza que a gente está no caminho certo, trabalhou muito pra estar aqui, e deu o nosso melhor em quadra, e o resto foi consequência”.A melhor colocação do Brasil até hoje na modalidade foi o 23° lugar com Natália Gaudio nos Jogos do Rio, em 2016. Com a classificação de Babi, o país já está entre os dez melhores do mundo, visto que apenas dez ginastas avançam para a final.Bárbara começou o dia se apresentando na bola. Vigésima segunda atleta na rotação, a brasileira conseguiu a nota 33.100. Na sequência, fechando a parte da manhã, fez 34.750 no arco, uma das maiores notas da competição, o que arrancou lágrimas de emoção da ginasta. Babi encerrou a primeira parte da classificatória na 6ª posição.De volta para as duas últimas rotações, a brasileira alcançou 31.700 na fita e 30.200 nas maças, garantido a vaga na final, com pontuação de 129.750.A decisão do individual geral acontece nesta sexta-feira, 9, às 14h30 de Paris (9h30 no horário de Brasília). Antes disso, o conjunto brasileiro disputa a classificatória da competição por equipes a partir das 10h.TagsJogos Olímpicos Paris 2024