logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Bárbara Domingos faz história e conquista 10º lugar na ginástica rítmica em Paris 2024.

COMPARTILHE

Bárbara Domingos fez história ao encerrar sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, garantindo a melhor colocação do Brasil no individual geral da ginástica rítmica. A curitibana foi a primeira atleta do país a se classificar para a final dessa prova, alcançando um inédito 10º lugar com uma soma de 123.100 pontos. Esse resultado não só superou todas as expectativas, mas também estabeleceu um novo marco na ginástica rítmica brasileira.

Antes de Babi, como é carinhosamente conhecida, apenas três brasileiras haviam competido nessa modalidade em Olimpíadas. O melhor resultado até então foi o 23º lugar de Natalia Gaudio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Bem antes disso, o Brasil foi representado por Rosane Favilla em Los Angeles 1984 e Marta Cristian Schonhurst em Barcelona 1992. Essa trajetória já indicava o crescente interesse e evolução da modalidade no país, porém nunca antes uma atleta brasileira conseguiu tanto destaque e resultado tão expressivo como Bárbara.

Após a competição, Babi expressou sua alegria e orgulho, dizendo: “Eu estou muito feliz com a competição. Eu acho que independente do resultado, de como foi a minha competição hoje, eu estou muito orgulhosa de mim mesma por estar entre as dez melhores do mundo. Foi o meu objetivo desde o ano passado, que eu tracei quando eu conquistei minha vaga no Mundial em Valência, foi estar entre as dez melhores. E eu sabia que era um pouco difícil, mas não impossível. E poder ter entrado hoje entre as dez melhores do mundo é algo surreal.”

Na final, Babi enfrentou diversos desafios em seus aparelhos. Ela foi sorteada para abrir as rotações e, nos arcos, um elemento escapou pelo menos três vezes de suas mãos, resultando em uma nota mais baixa de 29.600, sendo a 10ª melhor entre as finalistas. No entanto, ao som de Lara Fabian cantando em francês, ela encantou o público e os jurados, conquistando 32.200 pontos, a quarta melhor nota no aparelho. Já durante sua apresentação nas maças, ao som do icônico “Garota de Ipanema”, obteve 31.200 pontos, o que a manteve em 10º lugar.

A fita, sempre um dos aparelhos mais desafiadores da ginástica rítmica, também trouxe suas dificuldades. Babi se apresentou ao som de “Bad Romance”, de Lady Gaga, e enfrentou alguns problemas ao enroscar a fita na perna, perdendo pontos preciosos de execução. A nota final desse aparelho foi 29.100, consolidando-a no 10º lugar geral.

Este marco histórico alcançado por Bárbara Domingos não só demarca um grande passo para a ginástica rítmica brasileira, mas também inspira uma nova geração de ginastas no Brasil, que enxergam nela um exemplo de perseverança e excelência. Os resultados de Babi são a prova de que com dedicação, empenho e apoio, é possível alcançar níveis nunca antes imaginados.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Time BrasilBárbara Domingos encerra Paris 2024 com melhor colocação do Brasil na história do individual geral na ginástica rítmicaCuritibana foi a primeira atleta do país a se classificar para uma final da prova individualBárbara Domingos encerra participação em Paris 2024. Foto: Ricardo Buffolin/CBG TagsJogos OlímpicosNavegue por tópicosBárbara Domingos nem precisaria competir para confirmar a melhor campanha de uma brasileira no individual geral da ginástica rítmica. Mas o fez com afinco e muita graciosidade para somar 123.100 e conquistar um inédito 10º lugar, despedindo-se dos Jogos Olímpicos Paris 2024 com o melhor resultado do país na história da prova.Babi foi apenas a quarta brasileira a se classificar para a prova em Jogos Olímpicos. A melhor marca até então era o 23º lugar de Natalia Gaudio na Rio 2016. Antes delas o país tinha sido representado no individual geral apenas por Rosane Favilla, em Los Angeles 1984, e Marta Cristian Schonhurst, em Barcelona 1992.”Eu estou muito feliz com a competição. Eu acho que independente do resultado, de como foi a minha competição hoje, eu estou muito orgulhosa de mim mesma por estar entre as dez melhores do mundo. Foi o meu objetivo desde o ano passado, que eu tracei quando eu conquistei minha vaga no Mundial em Valência, foi estar entre as dez melhores. E eu sabia que era um pouco difícil, mas não impossível. E poder ter entrado hoje entre as dez melhores do mundo é algo surreal”, disse Babi.Bárbara Domingos encerra participação em Paris 2024. Foto: Ricardo Buffolin/CBGBabi abre todos os aparelhosOitava da classificatória, Babi foi sorteada dentre as 10 finalistas para abrir as rotações. Nos arcos, a brasileira deixou o elemento escapar em pelo menos três ocasiões, sendo muito visível justamente no último lançamento. Com a nota de execução bastante comprometida, recebeu 29.600 dos jurados, a 10ª nota na lista.Bárbara Domingos se apresentando com as maças em Paris 2024. Foto: Ricardo Buffolin/CBG Ao som de Lara Fabian cantando em francês, Babi hipnotizou a plateia. Tirou 32.200, quarta melhor nota no aparelho e suficiente para fazê-la ganhar uma posição. Nas maças, ao som de Garota de Ipanema, fez 31.200, 10ª nota entre as concorrentes e que também a deixou em 10º no geral.A fita, aparelho mais desafiador da ginástica artística, também exigiu muito de Babi. Ao som de Bad Romance, de Lady Gaga, a brasileira perdeu alguns pontos de execução ao enroscá-la na perna. Recebeu 29.100 e se despediu da competição com o 10º lugar geral. TagsJogos Olímpicos

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade