Os canoístas brasileiros Ana Sátila e Pedro Gonçalves brilharam nas eliminatórias da canoagem slalom e garantiram suas vagas nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que estão sendo disputadas no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne. Com desempenhos consistentes e seguros, ambos avançaram com boas colocações em suas respectivas categorias. Pepê, como é conhecido Pedro Gonçalves, assegurou a oitava posição geral na prova do K1 (caiaque), enquanto Ana Sátila conquistou a sétima colocação na C1 (canoa).
No percurso das eliminações, Pepê mostrou um desempenho excepcional na primeira de suas duas descidas, registrando o tempo de 86.64 segundos sem penalidades. Na segunda tentativa, apesar de ter sido mais rápido, sofreu penalidades que impactaram seu tempo final, mas ainda assim, terminou confortavelmente entre os oito primeiros. Em suas palavras, “Fazer uma primeira descida assim, limpa (sem penalidades), é um desafio muito grande, mas a gente vem trabalhando muito, há anos, para isso. E na segunda fui mais rápido ainda, só que acabei dando dois toques. Mas nosso objetivo foi cumprido, passar bem para as semis”, disse o atleta, evidenciando a preparação intensa e foco na continuidade da competição.
Ana Sátila, por sua vez, enfrentou um desafio peculiar ao precisar fazer uma “virada de chave” entre suas provas do K1 e C1. Na prova do K1, realizada anteriormente, Ana ficou em quarto lugar, por pouco não subindo ao pódio. Entretanto, ela conseguiu refocar suas energias para a prova do C1, mesmo enfrentando um cansaço significativo e as altas temperaturas. “Foi bem cansativo, eu estava me sentindo muito cansada, depois da outra competição”, explicou Ana, “Mas procurei ficar focada na prova e fiquei muito feliz por conseguir uma boa posição para amanhã (31/07)”.
Ana competirá na semifinal e, caso avance, na final do C1 nesta quarta-feira, dia 31 de julho. No dia seguinte, será a vez de Pepê voltar às águas para disputar as semifinais do K1. A preparação minuciosa e o desempenho nas eliminatórias demonstram a ambição e o potencial dos canoístas brasileiros em trazer resultados positivos para o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A torcida agora é para que ambos mantenham a boa forma e sigam superando os desafios das águas turbulentas do slalom olímpico.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: [rule_2_plain]