Neste final de semana, o esporte brasileiro tem muitos motivos para comemorar, especialmente nas águas abertas. A nadadora Ana Marcela Cunha solidificou ainda mais sua posição de destaque ao conquistar o título de heptacampeã do circuito mundial de águas abertas. Na última etapa do circuito, realizada na Arábia Saudita nesta sexta-feira, ela assegurou o cobiçado título ao terminar a prova em sétimo lugar. Com isso, Ana Marcela finalizou a temporada acumulando 2.750 pontos, superando a alemã Lea Boy, sua principal concorrente, que obteve 2.648 pontos. Outra brasileira, Viviane Jungblut, também se destacou, terminando em quinto no circuito. Além dos feitos de Ana Marcela, o Brasil brilhou também nas categorias de base, com Lizian Sobral alcançando o título mundial júnior no feminino e Matheus Melecchi conquistando o mesmo título no masculino. Melecchi, apesar de ter terminado na 12ª posição na etapa final entre os homens, assegurou o título geral da temporada.
Nos esportes de inverno, a expectativa é alta. O Brasil já emplacou quatro lugares entre os seis primeiros na temporada de inverno e pode melhorar esse feito com Lucas Pinheiro, que participará da Copa do Mundo de Esqui Alpino em Gurgl, na Áustria, sua modalidade preferida, o slalom. Ainda nas temperaturas geladas, duas duplas brasileiras iniciam sua campanha na North American Cup de bobsled, evento que acontece no Canadá.
No beisebol, o sábado promete emoções com o clássico Brasil x Argentina na final do Campeonato Sul-Americano, que acontece no Peru. A seleção brasileira masculina chegou à final de maneira brilhante, vencendo o Peru e o Chile sob a regra de misericórdia, abrindo uma diferença de 10 pontos em cada partida. Apesar de uma derrota inicial para os argentinos, a equipe brasileira espera reverter o resultado na decisão do ouro.
No mundo das velas, Martine Grael, bicampeã olímpica, embarca em um novo desafio. Ela será a primeira mulher a capitanear uma equipe no SailGP, uma competição que pode ser comparada à Fórmula 1 da vela, composta por 12 etapas pelo mundo. A primeira delas ocorre neste fim de semana em Dubai, onde Martine liderará o times que também conta com Marco Grael, Mateus Isaac, e Kahena Kunze, outra bicampeã olímpica, que atuará como reserva.
As competições de polo aquático estão a todo vapor na Colômbia, onde são realizadas a Copa Panam Aquatics, que serve ao mesmo tempo como campeonato pan-americano e seletiva para o Mundial de Cingapura. No masculino, sete equipes disputam em formato de pontos corridos, enquanto o feminino conta com seis equipes em busca das medalhas, com finais e a disputa pelo bronze. Neste sábado, o Brasil enfrentará os Estados Unidos no feminino e o Canadá no masculino, confrontos decisivos para as aspirais do país. No domingo, mais dois jogos esperam o time nacional, desta vez contra as equipes colombianas.
Enquanto isso, os Jogos da Juventude chegam à reta final, com competições programadas para continuar até o dia 28. Entre as modalidades com medalhas em disputa estão o vôlei, o handebol, a esgrima e o atletismo. Esses jogos oferecem uma plataforma para futuros talentos brilharem, proporcionando transmissões ao vivo através do canal do Time Brasil no YouTube, com presença especial de atletas já consagrados como o medalhista olímpico Caio Bonfim, que participa das comemorações esportivas em João Pessoa, Paraíba.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Ana Marcela Cunha, Lizian Sobral e Matheus Melecchi conquistam títulos no circuito mundial de águas abertas, elevando o Brasil no cenário esportivo. Na agenda do fim de semana, outros esportes também prometem emoção: Lucas Pinheiro compete no esqui alpino, enquanto a seleção brasileira de beisebol enfrenta a Argentina na final do Sul-Americano. Na vela, Martine Grael estreia como capitã no SailGP, em Dubai. (Foto: Divulgação/CBDA)