Pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade única de vivenciar um momento de lazer e entretenimento ao assistir a uma partida de futebol do Campeonato Alagoano, no Estádio Rei Pelé, no último sábado (1). A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), contou com a presença de 50 usuários dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros Pop), do Serviço de Acolhimento Manoel Coelho Neto e do Serviço de Abordagem Social (Seas).
Entre os participantes, destacou-se a presença de Silvaneide Maria, assistida pelo Centro Pop 3, que, como torcedora fervorosa do CSA, não escondeu sua empolgação. Esta foi a segunda vez que ela teve a oportunidade de comparecer a um estádio de futebol e acompanhar o seu time do coração. “Foi um dia maravilhoso, vim de van, lanchei e ainda torci pro meu time do coração”, declarou Silvaneide.
Além dela, também marcou presença Fernando, de 68 anos, que é natural de Minas Gerais e está sendo assistido pela Unidade de Acolhimento Manoel Coelho Neto. Para Fernando, que teve a oportunidade de assistir a uma partida de futebol no estádio quando tinha apenas 13 anos, o reencontro com o Estádio Rei Pelé foi motivo de alegria. “A primeira vez que assisti uma partida de futebol no estádio, foi quando tinha 13 anos. Fiquei muito feliz em conhecer o Estádio Rei Pelé. Como não sou daqui, acompanhei meus amigos e torci pro CSA também”, relatou.
A coordenadora do Centro POP 1, Pauline Guimarães Lopes, ressaltou a importância dessa ação como um resgate da cidadania e promoção do convívio social. “Mais do que uma partida, foi um momento de resgate da cidadania, promoção do convívio social, e a certeza de que todos têm o direito de viver experiências que inspiram esperança e pertencimento. A inclusão começa quando enxergamos cada pessoa com respeito e afeto”, afirmou.
Essa iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) e, no próximo sábado (8), outro grupo terá a oportunidade de assistir a partida entre CRB e Coruripe, válida pela sétima rodada do campeonato alagoano. A ação visa não apenas proporcionar momentos de lazer, mas também promover a inclusão social e o resgate da dignidade e autoestima dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.