No próximo sábado (7), a orla de Pajuçara será palco de um evento especial que promete reunir cerca de 500 usuários das Academias do Povo. O Desafio das Academias do Povo, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes (Semesp), tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a saúde e fortalecer a integração entre os participantes.
A programação terá início às 7h, no Espaço Praia Acessível, em frente ao Restaurante Novo Dragão, com a distribuição das camisas para os participantes. Logo em seguida, um aulão de dança e alongamento preparará os alunos para os desafios que começam às 9h. As provas incluirão testes de força, equilíbrio, agilidade e dinâmica, com a expectativa de reunir não apenas os participantes, mas também a equipe organizadora.
O secretário da Semesp, Francisco Carlos do Nascimento, conhecido como Chicão, ressaltou que o evento vai além da prática esportiva. Ele enfatizou que a iniciativa promove a interação entre as unidades, incentiva o uso das Academias do Povo e reforça o impacto social do projeto, que arrecada leite doados pelos usuários para auxiliar instituições locais.
As atividades do evento serão coordenadas pela equipe técnica da Semesp, com apoio de profissionais e estagiários de Educação Física. Os desafios incluirão virar pneus de caminhão em um percurso de 20 metros, corrida de 3 km, circuito de areia, flexões, abdominais, polichinelos, competição com saco de boxe, gincana de exercícios, cabo de guerra, entre outras dinâmicas.
Além disso, usuários das novas unidades das Academias do Povo, localizadas em diversos bairros de Maceió, poderão participar das provas. A matrícula nessas academias públicas ao ar livre exige a doação de, no mínimo, dois pacotes de leite em pó, no ato da matrícula e mensalmente. Todo o leite arrecadado é destinado a instituições e projetos sociais locais.
Atualmente, Maceió conta com nove academias ativas, distribuídas em diferentes regiões da cidade. A unidade no bairro Feitosa está com o funcionamento suspenso devido à reforma da praça onde está instalada, mas deve voltar a operar após a conclusão da obra. A iniciativa é uma ótima maneira de incentivar a prática esportiva e a integração da comunidade através do esporte.