logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasileiro André Rocha conquista bronze em lançamento de disco e marca 400ª medalha para país

COMPARTILHE

No terceiro dia de competições do atletismo nos Jogos Paralímpicos de Paris, o Brasil alcançou um marco histórico: a medalha de número 400. O responsável por esse feito foi o atleta paulista André Rocha, que conquistou a medalha de bronze no lançamento de disco da classe F52, destinada a atletas que competem sentados devido à sua tetraplegia.

Aos 47 anos, André Rocha obteve sua primeira medalha paralímpica da carreira, depois de conquistar dois títulos mundiais na prova em 2017 e 2024. Essa conquista representa uma marca significativa para o esporte adaptado brasileiro, que ao longo de sua história nos Jogos Paralímpicos acumula um total de 117 medalhas de ouro, 136 de prata e 147 de bronze, desde a sua estreia em 1972, em Heidelberg.

A vitória de André Rocha não foi fácil e veio carregada de emoções. No lançamento de disco, cada competidor tem direito a seis tentativas antes de conhecer o resultado final. André Rocha, que detinha o recorde mundial da prova com 23,80 metros, viu o italiano Rigivan Ganeshamoorthy superar seu recorde quatro vezes, alcançando a marca de 27,06 metros e estabelecendo um novo recorde.

Mesmo com um esforço de 19,48 metros, o atleta brasileiro assegurou o terceiro lugar, superado pelo letão Aigars Apinis, que alcançou 20,62 metros. Após aguardar ansiosamente as tentativas dos demais competidores, André Rocha finalmente comemorou a sua conquista do bronze.

Além da medalha de Rocha, outros atletas brasileiros do atletismo não tiveram o mesmo destaque no terceiro dia de competições. Matheus Lima e Ariosvaldo Silva terminaram em oitavo nas provas de 100 metros T44 e 400 metros T53, respectivamente. Samira Brito e Verônica Hipólito ficaram em sexto e sétimo lugares, respectivamente, na final dos 200 metros T36.

Com o encerramento do quarto dia de competições, o Brasil, que não conquistou ouros nesse dia, foi ultrapassado pelos Estados Unidos no quadro de medalhas e caiu para o quarto lugar, totalizando oito ouros, quatro pratas e 15 bronzes, somando um total de 27 pódios.

Com informações da EBC
Fotos: © Foto Wander Roberto/CPB / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade