No último domingo, 4 de fevereiro, a Seleção feminina de basquete visitou o Mangueirão, em Belém do Pará, e foi ovacionada pelos torcedores durante o clássico Re-Pa entre Remo e Paysandu. A visita teve como objetivo promover o Pré-Olímpico de basquete, que será realizado no Mangueirinho a partir do dia 8 de fevereiro.
O jogo entre Remo e Paysandu, válido pelo Re-Pa de número 771 na história, terminou em empate sem gols, mas a presença das atletas e da comissão técnica da Seleção feminina animou os 53 mil torcedores presentes no estádio. O presidente da CBB, Guy Peixoto Jr., e o diretor executivo Marcelo Sousa também estiveram presentes na festa.
Durante a visita, as jogadoras deram uma volta olímpica no estádio, foram ovacionadas pela torcida e até jogaram uma partida de basquete. No intervalo do jogo, a Seleção feminina foi exibida no telão do estádio com um vídeo promocional do Pré-Olímpico.
O Pré-Olímpico de basquete será disputado em Belém, com a participação de Brasil, Alemanha, Sérvia e Austrália, valendo três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A chave brasileira terá jogos contra Austrália, Sérvia e Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11 de fevereiro.
O Brasil chega ao Pré-Olímpico com moral após conquistar o título da AmeriCupW, no México, em julho do ano passado. A vitória invicta no torneio fez a Seleção feminina voltar ao top 10 do ranking mundial, ocupando a oitava posição.
A FIBA divulgou o credenciamento de imprensa para o Pré-Olímpico feminino, que pode ser realizado até o dia 4 de fevereiro pelo sistema online da FIBA. O retorno dos pedidos de credenciamento será feito até o dia 6 de fevereiro.
A convocação da Seleção Brasileira feminina para o Pré-Olímpico conta com jogadoras como Débora Costa, Carina Martins, Tainá Paixão, Isabela Ramona, Leila Zabani, Vitória Marcelino, Vanessa Sassá, Damiris Dantas, Érika Souza, Stephanie Soares, Licinara Bispo e Kamilla Soares. A comissão técnica é composta por Roseli Gustavo como diretora de basquete, José Neto como treinador, João Camargo e Virgil Lopez como assistentes técnicos, entre outros profissionais.
Com essa visita ao clássico Re-Pa, a Seleção feminina de basquete busca promover o Pré-Olímpico e convidar os paraenses a prestigiarem o torneio que definirá as vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A festa no Mangueirão foi um sucesso e agora as atenções se voltam para os jogos que começam em breve.