A Seleção Brasileira feminina de basquete deu início à última etapa de treinos antes do Pré-Olímpico. As jogadoras se preparam para a estreia no torneio que acontecerá em Belém do Pará, entre os dias 8 a 11 de fevereiro, no Ginásio Mangueirinho. Os jogos serão transmitidos ao vivo pela ESPN e valem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Das 15 convocadas, dez já estiveram presentes no primeiro treino em Araraquara, em parceria com o SESI. Licinara se apresentará ainda nesta segunda-feira. As atletas que atuam no exterior (Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona) se juntarão ao grupo em Belém, na continuação da preparação, dentro da janela internacional FIBA, assim como o técnico José Neto. Até lá, os trabalhos serão comandados pela comissão técnica e por João Camargo, técnico campeão da última LBF e ouro com o Brasil nos Jogos Pan-Americanos.
O grupo ficará na cidade até o dia 2 de fevereiro, quando embarcarão para Belém do Pará para a reta final do trabalho. A estreia no Pré-Olímpico acontecerá no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.
O técnico José Neto comentou sobre a competição: “Vamos para a última competição do processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e chegamos até aqui com excelência. Campeões Sul-Americanos em 2022, da AmeriCupW em 2023, essas foram as competições que nos classificaram para esta fase. Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que desta forma, poderemos conquistar uma das vagas para Paris”.
Além das convocadas, a Seleção Brasileira também contará com três atletas da Sub-17, campeãs Sul-Americanas em 2023, para um processo de aclimatação na equipe adulta.
O Pré-Olímpico será realizado em Belém, no Pará, e o Brasil será anfitrião de um dos quatro torneios. A chave brasileira contará com Austrália, Sérvia e Alemanha. As equipes se enfrentarão dentro do grupo e os três melhores se classificarão para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A Seleção Brasileira chega com moral para o Pré-Olímpico após o título invicto da AmeriCupW em julho de 2023, que a colocou novamente no top 10 do ranking mundial.
A FIBA divulgou o credenciamento de imprensa para o Pré-Olímpico feminino, com prazo limite até o dia 4 de fevereiro. O Brasil está como cabeça de chave no torneio.
A convocação da Seleção Brasileira conta com as jogadoras Débora Costa, Alana Gonçalo, Carina Martins, Tainá Paixão, Isabela Ramona, Leila Zabani, Vitória Marcelino, Emanuely Oliveira, Vanessa Sassá, Gabriela Sossô, Damiris Dantas, Érika Souza, Stephanie Soares, Licinara Bispo e Kamilla Soares. Além disso, foram convidadas as jogadoras Sther Ubaka e Alexia Dagba da Sub-17.
A comissão técnica é composta por Roseli Gustavo (Diretora de Basquete), Monica Atílio (Líder Operacional), José Neto (Treinador), João Camargo e Virgil Lopez (Assistentes técnicos), Diego Falcão (Preparador físico), Isabel Cristina, Ariane Lopes e Jordana Reis (Fisioterapeutas), Paulo Szeles e Cristina Teixeira (Médicos), Manoella Marques (Psicóloga), Juliana Bouvie (Massoterapeuta), Bruno Pena Couto (Analista de desempenho), Ricardo Borin (Preparador mental) e Thierry Gozzer (Gerente de Comunicação).
O Pré-Olímpico