A Seleção Brasileira feminina de basquete está pronta para mais um desafio. Sob o comando do técnico José Neto, as jogadoras foram convocadas para disputar o Pré-Olímpico de Belém do Pará, que acontecerá de 8 a 11 de fevereiro. O objetivo da equipe é conquistar uma das três vagas disponíveis no grupo para a Olimpíada de Paris 2024.
A convocação conta com 15 atletas, que se apresentarão no próximo dia 15 em Araraquara, São Paulo, onde iniciarão a preparação em parceria com o SESI. O grupo permanecerá na cidade até o dia 2 de fevereiro, quando seguirá para Belém do Pará para a reta final dos treinamentos. O primeiro jogo da seleção será no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.
O técnico José Neto está confiante e elogiou o desempenho da equipe nas competições anteriores. “Vamos para a última competição do processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e chegamos até aqui com excelência. Quero agradecer todo o empenho e disponibilidade das jogadoras e da comissão técnica que participaram das competições anteriores. Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que podemos conquistar uma das vagas para Paris”, afirmou Neto.
Uma novidade na convocação é a presença de três atletas da Seleção Brasileira Sub-17, que foram campeãs sul-americanas este ano. Micaela Cavalcanti, Sther Ubaka e Alexia Dagba foram convidadas para participar do período de treinamentos com a seleção adulta, como parte de um projeto de intercâmbio.
O Pré-Olímpico será sediado em Belém do Pará e contará com a participação das seleções da Austrália, Sérvia e Alemanha, além do Brasil. As equipes se enfrentarão dentro do grupo, e as três melhores se classificarão para a Olimpíada de Paris 2024. Os jogos acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, conhecido como Mangueirinho.
A Seleção Brasileira chega ao Pré-Olímpico com moral após a conquista invicta da AmeriCupW em julho do ano passado, no México. A vitória fez a equipe dar um salto no ranking mundial, alcançando a oitava colocação.
A FIBA divulgou o processo de credenciamento de imprensa para o Pré-Olímpico. O prazo limite para solicitar a credencial é até o dia 4 de fevereiro, e todo o processo é feito online pelo sistema da FIBA.
A torcida brasileira também terá a oportunidade de apoiar a seleção durante o Pré-Olímpico. Os ingressos para as partidas estarão à venda na próxima semana. A transmissão ao vivo dos jogos será feita pela ESPN.
A expectativa é grande para a participação da Seleção Brasileira feminina no Pré-Olímpico de Belém do Pará. Com um time forte e determinado, as jogadoras buscarão a classificação para a Olimpíada de Paris 2024 e contarão com o apoio da torcida para alcançar esse objetivo.