Os Campeonatos Brasileiros de Base, conhecidos como CBI’s, terão algumas novidades em 2024. Com o objetivo de tornar os torneios ainda mais atrativos e competitivos, a coordenação técnica da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), promoveu algumas mudanças.
No masculino 5×5, as categorias sub-15, sub-17 e sub-19 seguirão o formato de etapas classificatórias, seguidas da fase final. Já no feminino, as categorias sub-15, sub-17, sub-19 e sub-23 terão etapas únicas, com turno, returno e mata-mata.
Além disso, haverá disputas de basquete 3×3 nas categorias sub-15, sub-18, sub-23 e adulto, tanto no masculino quanto no feminino. Essas categorias também terão etapas classificatórias.
Uma das principais novidades é a ampliação do número de equipes classificadas para a fase final. Antes, apenas o campeão e o vice se classificavam, mas agora o terceiro colocado também avançará. Com essa mudança, a fase final do masculino contará sempre com a presença de 16 equipes.
Outra novidade é a divulgação em breve, pelo CBC, do subsídio de passagens aéreas para os participantes. Além disso, a cidade de Guarapari, no Espírito Santo, sediará as classificatórias do CBI Sub-15 em conjunto, no chamado Super 15. Nesse evento, a FIBA estará presente com clínicas e outras ações realizadas pelo seu departamento de base.
No final do texto, são disponibilizados links para os arquivos em PDF com o calendário da temporada 2024, o plano de trabalho do CBC e a divisão das classificatórias do CBI 2024.
Essas mudanças têm como objetivo fortalecer o basquete de base no Brasil, proporcionando aos jovens atletas a oportunidade de competir em alto nível e desenvolver seu talento. A expectativa é de que essas novidades tornem os Campeonatos Brasileiros de Base ainda mais emocionantes e contribuam para o crescimento do basquete no país.
Fonte: Assessoria CBB