O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou nos dias 8 e 9 de janeiro, no Centro de Treinamento do Rio de Janeiro, o encerramento da primeira turma do Programa de Formação de Coach Developer. Essa iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais das Confederações para o planejamento, condução e avaliação de programas de desenvolvimento de treinadores. O curso contou com a participação de Luca Carvalho, do 3×3 masculino, e Bruna Rodrigues, das seleções de base femininas.
O programa teve início em agosto de 2022 e beneficiou 14 profissionais de diversas modalidades e instituições. Além disso, foi realizado com recursos da Solidariedade Olímpica e faz parte de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.
Durante o Programa, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar atividades teóricas e práticas divididas em quatro módulos, sendo dois online e dois presenciais. Também foi realizado um período de aplicação do conhecimento em atividades práticas com treinadores de suas respectivas modalidades. O último módulo, que ocorreu no Centro de Treinamento do COB, teve como objetivo avaliar as atividades formativas realizadas nos últimos três meses.
No primeiro dia, cada profissional apresentou a iniciativa desenvolvida durante o programa, que foram agrupadas em Programas de Certificação, Espaço Social de Aprendizagem e Mentoria. Uma das treinadoras, Carla Antonucci, que atua no handebol e também é Coach Developer, destacou a importância da mentoria para a sua atuação. Ela ressaltou que a reflexão sobre a sua profissão de treinadora a proporcionou mais base e confiança para atuar como coach developer.
No segundo dia, foram realizadas atividades reflexivas com o objetivo de identificar perspectivas de futuro e discutir as tendências para os processos de formação de treinadores. Além disso, foi feita uma avaliação do Programa de Formação de Coach Developer do COB e a sua contribuição no desenvolvimento profissional dos participantes.
O treinador de hóquei sobre grama e Coach Developer, Claudio Rocha, ressaltou a importância do curso para a prática na confederação. Ele destacou que o curso permitiu a reflexão e aprimorou as ideias, proporcionando embasamento para a prática dos conceitos aprendidos.
Essa primeira turma do Programa de Formação de Coach Developer do COB foi considerada uma experiência muito positiva pelos participantes, que puderam adquirir novos conhecimentos e aplicá-los em suas respectivas modalidades esportivas. A expectativa agora é que esses profissionais possam disseminar o conhecimento adquirido e contribuir para o desenvolvimento de treinadores e treinadoras em todo o país.
Fonte: Assessoria COB