No último final de semana, os atletas do projeto Na Base do Esporte, apoiado pelo Governo de Alagoas através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), brilharam no Campeonato Brasileiro de Judô Região II, realizado em Aracaju (Sergipe). Foram cinco medalhas conquistadas, que colocaram o Estado de Alagoas na 4ª posição geral da competição.
Os judocas que subiram ao pódio foram Ana Flávia, ouro na categoria Sub-18 até 48 kg; André Filho, prata na Sub-15 até 52 kg; Douglas Alves, bronze na Sub-15 até 60 kg; Mayara Santos, bronze na Sub-18 até 63 kg; e Maria Eduarda, bronze na Sub-15 até 52 kg.
Com esses resultados, a delegação alagoana obteve seu melhor desempenho em competições nacionais, totalizando 11 medalhas de ouro, 8 de prata e 27 de bronze, somando um total de 46 medalhas. O coordenador do projeto, Charles Guimarães, que é faixa-preta e sensei de judô, elogiou a performance dos jovens atletas alagoanos.
“Fruto de um trabalho constante e sério, construímos o melhor resultado de todos os tempos em campeonatos brasileiros regionais para Alagoas. Saltamos de seis medalhas de ouro, em 2024, para onze, um marco histórico. Nossos alunos da Base do Esporte estão alcançando cada vez mais espaço no cenário nacional, com um aproveitamento de 100%. Cinco atletas, cinco medalhas”, ressaltou Guimarães.
O destaque dos atletas do projeto Na Base do Esporte reforça a importância do investimento em projetos esportivos e do apoio do Governo aos jovens talentos locais. A conquista das medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô evidencia o potencial e a dedicação dos judocas alagoanos, que seguem em ascensão no cenário esportivo nacional.
Com informações e fotos da Selaj/AL