O Brasil conquistou sua primeira medalha no tiro esportivo paralímpico na história dos Jogos Paralímpicos de Paris. O responsável por essa inédita conquista foi o atleta Alexandre Galgani, que garantiu a prata na prova R5 carabina de ar 10 metros na posição deitado misto. Essa vitória representa não só um marco para o esporte brasileiro, mas também a consagração de um atleta dedicado e talentoso.
A modalidade de tiro esportivo tem uma longa história nos Jogos Paralímpicos, estando presente desde 1976. No entanto, o Brasil só passou a competir nessa categoria a partir dos Jogos de Paris, realizando sua sexta participação na modalidade. Alexandre Galgani, de 41 anos e atleta da classe SH2, demonstrou todo o seu talento ao somar 254,2 pontos na competição, conquistando o segundo lugar no pódio.
O paulista superou diversos desafios ao longo de sua trajetória esportiva e sua dedicação aos treinos e competições o levaram a alcançar esse feito inédito para o Brasil. Ao ingressar no esporte em 2013, Galgani sonhava em representar seu país em uma competição de alto nível e hoje, com a conquista da medalha de prata, esse sonho se torna realidade.
A conquista de Alexandre Galgani é um exemplo do talento e da capacidade dos atletas paralímpicos brasileiros, que com determinação e superação, alcançam resultados extraordinários. Sua vitória no tiro esportivo representa não apenas uma medalha, mas também o reconhecimento do esforço e da dedicação de um atleta que se destacou em uma competição de alto nível como os Jogos Paralímpicos de Paris.
Com informações da EBC
Fotos: © Foto Mateusz Szklarski/ World Shooting Para Sport. / EBC