No dia 2 de março, o Sesc Guaxuma sediou o evento de abertura do projeto Jogando e Aprendendo a Viver (PCG), que tem como objetivo oferecer aulas de iniciação esportiva e ações educativas em saúde para crianças de 7 a 12 anos. Durante o evento, os participantes e seus responsáveis puderam assistir a uma palestra do professor de educação física Thiago Lima e conhecer as regras do projeto.
Segundo Mabel Araújo, assistente social do Sesc, um dos principais focos do Jogando e Aprendendo a Viver é ensinar questões relacionadas ao exercício da cidadania para os participantes. “Trabalhamos a inclusão, o respeito, e buscamos sensibilizar as crianças para que elas se entendam como ser social e sujeito de direitos”, explicou Mabel.
Um dos pais dos novos participantes, Welington Santos, compartilhou sua motivação para inscrever seu filho no projeto. Inicialmente, ele buscava proporcionar ao filho o contato com esportes, mas após participar do evento de abertura e ouvir as palavras da equipe do Sesc, percebeu que os benefícios iam além. “Eu acho que interagir mais com outras crianças vai ser bom pra ele. Sair desse dia a dia de ficar dentro de casa vai abrir a mente dele para o que é viver em sociedade”, comentou Welington.
O Jogando e Aprendendo a Viver é voltado para estudantes de 7 a 12 anos, com renda bruta familiar de até três salários mínimos. As aulas acontecem duas vezes por semana, de março a dezembro, nas unidades Sesc em Guaxuma e Arapiraca. As vagas para participação são preenchidas por meio de edital divulgado no site do Sesc Alagoas.
O projeto faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade, que destina parte dos recursos do Sesc para a educação básica e continuada, assim como ações educativas nas áreas da saúde, do lazer e da cultura. Metade desses recursos é direcionada para atividades gratuitas para pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos.