O projeto Conversando Sobre Saúde (PCG), promovido pelo Sesc Alagoas, iniciou suas atividades no Sesc Guaxuma nesta quarta-feira (4). O evento de abertura contou com a presença das participantes do projeto, que assistiram à palestra “O autocuidado e o direito à saúde”, ministrada pela assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Teresa Carvalho. Além disso, as inscritas foram informadas sobre as diretrizes a serem seguidas ao longo do ano.
O principal objetivo do Conversando Sobre Saúde é melhorar a qualidade de vida das mulheres por meio de ações educativas em saúde e da prática de atividade física. As atividades acontecem semanalmente e são destinadas a mulheres com idade a partir de 25 anos e renda bruta familiar de até três salários mínimos.
Durante o evento, a gerente de saúde do Sesc Alagoas, Janaína Valença, destacou a importância de abordar a saúde de forma integral, considerando diversos aspectos da vida humana que impactam nesse aspecto. Segundo Janaína, saúde vai além da ausência de doenças e envolve condições básicas, empoderamento e disposição para se exercitar.
Uma das participantes do projeto, a aposentada Maria de Fátima Silva, compartilhou sua experiência positiva ao longo dos anos anteriores. Para ela, o Conversando Sobre Saúde oferece atividades variadas e oportunidades de aprendizado contínuo, permitindo que as participantes compartilhem conhecimentos e vivências.
O Conversando Sobre Saúde faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc, que destina recursos para ações educativas nas áreas da saúde, lazer e cultura. Metade desses recursos são voltados para atividades gratuitas destinadas a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos.
O projeto segue com suas atividades ao longo do ano, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das participantes por meio de educação em saúde e prática de atividades físicas.