No último final de semana, nos dias 19 e 20 de abril, a cidade de Santana do Ipanema foi palco de um evento que reuniu mais de 100 participantes de 13 cidades diferentes em um verdadeiro festival de criatividade e inovação. O Festival Santana Criativa, que teve o apoio do Senac, proporcionou 72 horas de atividades voltadas para a produção criativa e o potencial transformador da inovação no município.
Durante o evento, os participantes puderam participar de oficinas como “Moda e Meio Ambiente” e “Transformação Criativa: Moda Sustentável e Empreendedora”, ministradas pelo instrutor Alano Rocha, especialista em design de Moda. Segundo Rocha, a moda é um tema que interessa a todos, mas nem sempre refletimos sobre seu impacto no meio ambiente. Por isso, o festival foi uma oportunidade para abordar o tema e apresentar soluções criativas e sustentáveis para a moda ambiental.
Um dos participantes do evento, Carlos André Filho, veio de Campo Alegre para prestigiar o festival e destacou a importância do fomento da cultura para o estado de Alagoas. Ele elogiou a iniciativa e prometeu retornar no próximo ano, trazendo ainda mais pessoas consigo.
Além do Senac, o evento contou com a colaboração de diversas instituições, como a Prefeitura de Santana do Ipanema, UFAL, SECTI, FAPEAL, Uneal, IFAL, Assespro, Neurônio, SESC e Fecomércio, que promoveram oficinas em diversas temáticas, reunindo participantes de diferentes idades para colaborar, criar e inovar.
O resultado do festival foi impressionante, com apresentações incríveis e produtos de moda inovadores e sustentáveis, que prometem um futuro promissor para a região. Segundo Natália Marques, Gerente de Inovação e Produtos do Senac Alagoas, a instituição pretende potencializar a produção de moda em Santana, valorizando a sustentabilidade e a economia criativa.
Para Sandro Diniz, Diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, ações disruptivas como essa são fundamentais para fortalecer a inovação no município e trazer investimentos para a região. O evento pode ser acompanhado pelas redes sociais do Laboratório de Inovação Inclusiva, @liincados, onde são compartilhadas as novidades e os resultados do festival.