Jovens do Pontal da Barra, Trapiche e Vergel do Lago estão tendo a oportunidade de participar da segunda turma do curso técnico de montador de andaime, edição promovida pela Braskem e a Priner, empresa de serviços industriais que atua na área de Petroquímica. Com a profissão em alta demanda no mercado de trabalho, a primeira turma do curso apresentou um índice de 96% dos alunos contratados em empregos formais na indústria alagoana.
Para esta edição, foram ofertadas gratuitamente 25 vagas de formação técnica, uma oportunidade para jovens que desejam adquirir habilidades neste segmento e acessar o mercado de trabalho com um currículo qualificado.
O curso de montador de andaime abre portas para uma área que continua em constante demanda, oferecendo estabilidade e perspectivas de crescimento. Para isso, é fundamental que o profissional adquira habilidades técnicas e práticas, com foco em aspectos como segurança no trabalho, técnicas de montagem e desmontagem de andaimes, entre outros conhecimentos essenciais para atuação.
Para muitos desses jovens, o curso representa mais do que uma simples qualificação profissional; é uma chance de transformar suas vidas e contribuir para o crescimento de suas comunidades.
“O desenvolvimento local é uma das pautas presentes na atuação da Braskem em Alagoas. Entender e respeitar as vocações e apoiar com o desenvolvimento de novas habilidades são caminhos distintos que levam a resultados como qualidade de vida e giro na economia dos bairros do entorno das nossas unidades”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.
Responsabilidade social e empregabilidade
A união de esforços de empresas parceiras e indústrias pode transformar a realidade de muitos jovens que buscam por emprego, mas não possuem formação qualificada.
Foi pensando nisso que a Priner desenvolveu em 2005 o Programa Raiz, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências e capacitação profissional de jovens das comunidades nas regiões de atuação da empresa, oportunizando a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
“Temos a expectativa de que, ao apoiar e oferecer cursos profissionalizantes para os jovens das comunidades do entorno das unidades da Braskem em Maceió, possamos replicar ou superar o sucesso do curso anterior, que empregou 96% da turma. Isso significa proporcionar oportunidades reais de emprego e desenvolvimento profissional para os participantes, além de contribuir para o crescimento econômico local, fortalecendo as relações comunitárias e demonstrando seu compromisso com a responsabilidade social corporativa”, reforça o supervisor de segurança do trabalho da Priner, Cledson Paixão.
Cursos de formação técnica
A Braskem vem buscando o apoio de empresas parceiras do setor industrial para promover cursos gratuitos de formação técnica voltado às comunidades do entorno das suas fábricas. No último ano, foram promovidos dois cursos: montador de andaime com parceria da Monsertec, empresa de multisserviços focada nos seguimentos industrial, comercial e de serviços e o curso de pintura industrial promovido pela RIP, empresa nacional especializada em pintura industrial, ambos com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Ao todo, já foram formados nos cursos técnicos 46 jovens dos bairros do Vergel, Pontal da Barra e Trapiche.