Professor Pedro de Lemos Menezes assume cargo no CNPq
Patrícia Barros
O professor Pedro de Lemos Menezes, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi eleito assessor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa indicação destaca a Uncisal no panorama nacional de ciência e pesquisa.
Com um mandato de três anos, de 1º de julho de 2025 a 30 de junho de 2028, Pedro será um dos dois representantes nacionais da Fonoaudiologia. A assessoria científica do CNPq define políticas públicas, concede bolsas de produtividade e financia projetos nas áreas de saúde e ciências humanas, abrangendo também Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física.
A escolha foi feita pelos pesquisadores da área: os 62 bolsistas ativos em Fonoaudiologia no Brasil votaram e indicaram três nomes, dos quais os dois mais votados foram nomeados. Pedro Menezes destacou a importância do cargo, que envolve a definição de diretrizes para bolsas e avaliação de projetos, refletindo uma grande responsabilidade em representar a Fonoaudiologia e a Uncisal.
O exercício da função inclui reuniões periódicas em Brasília, análise de propostas e definição de prioridades. Pedro iniciou sua atuação prática em agosto, participando de avaliações de projetos e discussões sobre políticas futuras.
Além de ser bolsista de produtividade do CNPq, o professor Pedro de Lemos Menezes possui uma sólida trajetória em ensino e pesquisa em Alagoas. Sua nomeação não apenas reconhece seu trabalho, mas também reforça o compromisso da Uncisal com a ciência e a formação de excelência em saúde.
Com informações e fotos da Uncisal