logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

UNCISAL Lança Nova Turma de Capacitação Técnica em Histopatologia: Oportunidade Imperdível para Profissionais de Saúde

COMPARTILHE

Capacitação em Histopatologia no CPML: Formação para Profissionais da Saúde

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), lançou nesta terça-feira (9) uma nova turma do curso de Capacitação Técnica em Histopatologia. Esta formação visa qualificar profissionais que atuam na preparação de amostras de tecidos humanos para análise microscópica, já beneficiando mais de 50 especialistas.

Com um mercado crescente para mão de obra especializada em histopatologia, o coordenador do Setor de Histopatologia do CPML, Miguel Agulhan, destaca a carência de instituições que ofereçam essa capacitação. “Estamos trabalhando com a universidade para aperfeiçoar profissionais que já atuam em laboratórios, mas carecem de expertise em histopatologia, contribuindo assim para sua certificação e qualificação”, afirma.

O curso tem carga horária de 60 horas, distribuídas em cinco encontros. Inicia-se com aulas teóricas, abordando a caracterização dos serviços de histopatologia e anatomia patológica, seguidas de práticas que ensinam a manipulação e preparação de tecidos histopatológicos e reagentes químicos. Os participantes também aprenderão a realizar procedimentos essenciais para a preparação de lâminas, permitindo diagnósticos mais precisos, sempre com foco na segurança do paciente.

A certificação é emitida pela Uncisal e pode ser utilizada para a progressão funcional de servidores efetivos. Novas turmas estão previstas para o ano, e as inscrições permanecem abertas para servidores do CPML e membros da comunidade acadêmica da Uncisal, mediante solicitação pelo e-mail ngp.cpml@uncisal.edu.br.

Essa capacitação é uma iniciativa do Setor de Histopatologia do CPML, referência estadual em análise histopatológica, que também se prepara para integrar a futura rede de assistência oncológica com a implementação de um serviço de imuno-histoquímica, ampliando sua capacidade técnica e de atendimento.

Com informações e fotos da Uncisal

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade