Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Avança na Educação a Distância com Visita ao IFRN
A Uncisal realizou uma visita técnica ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), referência nacional em Educação a Distância (EaD), no início de abril. O encontro reuniu representantes da Controladoria Acadêmica e da Supervisão de Tecnologia da Informação (Sutin) da universidade, visando solucionar problemas técnicos na migração dos cursos EaD para um novo sistema acadêmico.
Desde 2023, o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) já é utilizado na Uncisal para cursos de bacharelado, e a intenção agora é expandir essa aplicação para os cursos EaD. “Com o prazo curto e as especificidades da EaD, essa visita foi crucial para avançarmos com segurança”, afirma o professor Alberto Monteiro, coordenador do Controle Acadêmico da Uncisal. A troca de experiências com o IFRN ajudou a equipe a entender melhor os processos e desafios.
Durante a visita ao Campus Zona Leste do IFRN, a equipe da Uncisal foi recebida pelo diretor-geral, professor Dr. José Roberto, que organizou uma série de encontros com especialistas. Dentre eles, o professor Frederico Augusto, diretor de Administração Acadêmica, e Kelson Medeiros, que apresentou a integração entre o SUAP e o ambiente virtual Moodle. “A integração é um de nossos principais desafios, e o suporte técnico do IFRN foi fundamental”, destacou Alberto.
A professora Emiliana Souza também apresentou os projetos do IFRN e explicou sua estrutura organizacional, contribuindo com informações essenciais para a adaptação da Uncisal ao novo modelo. “A visita, junto à capacitação da equipe da SUTIN que começa este mês, fortalece a confiança na implementação da EaD a curto prazo, além de abrir possibilidades para expandir o uso do SUAP em cursos tecnológicos, de pós-graduação e da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora”, complementou Alberto.
O professor Marcelo Santana, coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Uncisal, destacou a importância da modernização da gestão acadêmica diante do crescimento da EaD. “Desde 2017, expandimos nossos cursos e esperamos crescer de 300 para mais de 4.000 alunos até 2026, o que exige inovação e sistemas eficientes para garantir uma boa experiência aos estudantes”, afirmou.
A Uncisal tem fortalecido sua atuação na EaD com apoio da Capes/UAB, reafirmando seu compromisso em democratizar o acesso ao ensino superior em Alagoas. “A EaD possibilita que jovens de áreas remotas estudem sem sair de suas cidades, e essa transformação depende de uma gestão eficiente e ferramentas como o SUAP”, concluiu Marcelo.
A visita técnica contou com a participação do professor Alberto Monteiro e do servidor Vécio Peixoto, responsável pelo desenvolvimento da Tecnologia da Informação na Uncisal.
Com informações e fotos da Uncisal