Hospital Escola Portugal Ramalho Destaca Importância da Língua Brasileira de Sinais na Inclusão Social
Em abril, mês do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado em 24 de abril, o Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), ressalta o papel fundamental da comunicação para a inclusão da comunidade surda. Em 9 de abril, o único hospital psiquiátrico da rede pública de Alagoas atendeu uma paciente surda que apresentava quadro de ansiedade devido à dificuldade em se comunicar.
Encaminhada ao ambulatório de Intercorrência Clínica (IC), a paciente foi recebida pela médica Alana de Almeida e pela equipe, que incluía o enfermeiro Marcelo Lopes e a técnica de Enfermagem Beatriz Costa, além da intérprete de Libras, Quézia Anjos, responsável por facilitar a interação.
Com sua experiência em Libras, Quézia teve a iniciativa de localizar a mãe da paciente utilizando fotos nas redes sociais, uma vez que a usuária chegou sem qualquer contato familiar. A ação trouxe alívio à paciente, que pôde se comunicar melhor com a psiquiatra, graças à interpretação da linguagem de sinais.
Quézia ressaltou o reconhecimento da paciente ao agradecer a toda equipe pelo atendimento humanizado que recebeu no HEPR. Mesmo enfrentando a barreira da surdez, a usuária pôde relatar sua condição de saúde e recebeu um acolhimento adequado em seu tratamento.
Equipe de Atendimento:
- Quézia Anjos: Técnica de Enfermagem e Intérprete de Libras
- Alana de Almeida: Médica Plantonista da IC
- Marcelo Lopes: Enfermeiro IC
- Beatriz Costa: Técnica de Enfermagem da IC
Essa experiência reafirma o compromisso do HEPR com a inclusão e o cuidado centrado no paciente.
Com informações e fotos da Uncisal