logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

UNCISAL: Hospital Portugal Ramalho Proporciona Assistência Humanizada a Paciente Surda com Linguagem de Sinais

COMPARTILHE

Hospital Escola Portugal Ramalho Destaca Importância da Língua Brasileira de Sinais na Inclusão Social

Em abril, mês do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado em 24 de abril, o Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), ressalta o papel fundamental da comunicação para a inclusão da comunidade surda. Em 9 de abril, o único hospital psiquiátrico da rede pública de Alagoas atendeu uma paciente surda que apresentava quadro de ansiedade devido à dificuldade em se comunicar.

Encaminhada ao ambulatório de Intercorrência Clínica (IC), a paciente foi recebida pela médica Alana de Almeida e pela equipe, que incluía o enfermeiro Marcelo Lopes e a técnica de Enfermagem Beatriz Costa, além da intérprete de Libras, Quézia Anjos, responsável por facilitar a interação.

Com sua experiência em Libras, Quézia teve a iniciativa de localizar a mãe da paciente utilizando fotos nas redes sociais, uma vez que a usuária chegou sem qualquer contato familiar. A ação trouxe alívio à paciente, que pôde se comunicar melhor com a psiquiatra, graças à interpretação da linguagem de sinais.

Quézia ressaltou o reconhecimento da paciente ao agradecer a toda equipe pelo atendimento humanizado que recebeu no HEPR. Mesmo enfrentando a barreira da surdez, a usuária pôde relatar sua condição de saúde e recebeu um acolhimento adequado em seu tratamento.

Equipe de Atendimento:

  • Quézia Anjos: Técnica de Enfermagem e Intérprete de Libras
  • Alana de Almeida: Médica Plantonista da IC
  • Marcelo Lopes: Enfermeiro IC
  • Beatriz Costa: Técnica de Enfermagem da IC

Essa experiência reafirma o compromisso do HEPR com a inclusão e o cuidado centrado no paciente.

Com informações e fotos da Uncisal

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade